Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022

Dia da árvore: palestras nas EMEFs e visita da APAE na agricultura marcam a data

Os alunos da APAE de Guaíra estiveram na sede da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, para conhecerem a estufa e o trabalho do setor

A prefeitura de Guaíra continua com ações para marcar o dia da árvore de maneira a conscientizar a todos sobre a importante data. Em parceria com a diretoria municipal de educação, os setores de Meio Ambiente e Zoológico, representados pela chefe de meio ambiente, Estefane Siqueira, e pela responsável pelo zoológico, Ana Paula Campos, em parceria com o Programa de Educação Ambiental da UHE Porto Colômbia - PEAPC (Eletrobras Furnas), representado pela Educadora Ambiental, Isabella Esper Tamburus, realizaram palestras para os alunos dos 5° anos das quatro escolas municipais, nos dias 19 e 20 de setembro.

Nessas ações, as profissionais exemplificaram como funcionam os mecanismos das árvores, sua importância para o nosso planeta e também sua importância econômica. Foram demonstrados exemplos de sementes e como cada árvore desenvolve uma forma de espalhá-las visando perpetuar suas espécies.

Ao final, a educadora ambiental  explicou e entregou um material educativo que foi produzido pelo PEAPC sobre o "Dia da Árvore", que contém a importância e função de cada parte que compõe uma árvore e brincadeiras para os alunos colocarem todo o conhecimento adquirido em prática. Em conjunto, também foi entregue um saquinho com sementes de Angico Branco, árvore nativa da região, para que os alunos possam germiná-las, com o auxílio de seus professores e, posteriormente, numa ação conjunta, todos os envolvidos plantarem as mudas produzidas, colaborando assim com a arborização da nossa cidade.

APAE NA AGRICULTURA

Também em celebração à data, os alunos da APAE de Guaíra estiveram, na manhã de hoje, 21, na sede da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, para conhecerem a estufa e o trabalho do setor, sendo recepcionados pela secretária Elynês Antonelli e sua equipe com café da manhã. Ao final, todos receberam mudas ao final do passeio.

“Foi um dia muito divertido, tanto para eles quanto para nós, da agricultura, com essa integração entre nossa equipe e os alunos da APAE. Um momento especial em uma data em que precisamos valorizar para que nossa cidade continue com esse verde exuberante”, disse a secretária Elynês.