.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Em meio ao concreto das cidades e às lavouras do interior paulista, o Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco” surge como um porto seguro para animais em perigo.
Guaíra capacita equipes para salvar vidas silvestres em curso pioneiro
Em meio ao concreto das cidades e às lavouras do interior paulista, o Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco” surge como um porto seguro para animais em perigo. Único centro de acolhimento em um raio de 100 km, o local se transformou em sala de aula para um Curso de Resgate de Fauna Silvestre que reuniu, hoje (dia 9 de maio) 40 profissionais de seis cidades da região.
A capacitação, destinada a Guarda Civil, Defesa Civil e Bombeiros, abordou desde técnicas de manejo em vida livre até o delicado resgate – conhecimento vital para quem é a primeira linha de defesa quando um animal silvestre aparece em áreas urbanas ou acidentadas.
"Um bugio atropelado ou um ninho de abelhas em uma escola exigem ações imediatas e especializadas", explicaa chefe de Meio Ambiente Estefane Siqueira, que junto a Ana Paula Chaves, bióloga do zoo e o veterinário Pedro Favareto, ela destacaram como avaliar se um animal pode ser devolvido à natureza ou precisa de cuidados prolongados.
Em decadas zoológico, que já recebeu centenas de animais resgatados, e proprociona além da reabilitação: é um polo de educação ambiental.
"Aqui, visitantes aprendem que cada espécie resgatada conta uma história – muitas vezes, de sobrevivência contra o desmatamento e o tráfico", reforça Siqueira.
Enquanto o Brasil perde fauna a ritmo alarmante, iniciativas como essa mostram que a mudança começa com capacitação e conscientização – uma lição que Guaíra está espalhando pela região.
.
.
.
.