.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A Prefeitura de Guaíra, por meio de uma iniciativa inovadora da Diretoria de Educação e Departamento de Comunicação, lançou o projeto "Pequenos Caçadores de Fake News".
Prefeitura lança projeto "Pequenos Caçadores de Fake News" e capacita alunos a identificar e combater a desinformação
A Prefeitura de Guaíra, por meio de uma iniciativa inovadora da Diretoria de Educação e Departamento de Comunicação, lançou o projeto "Pequenos Caçadores de Fake News". A ação pioneira, que surgiu de uma ideia da Chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Sampaio, visa capacitar os alunos dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino a desenvolverem o senso crítico e a habilidade de identificar e não compartilhar notícias falsas.
O projeto foi implementado nas EMEFs Mario Lano e Vera Vitali, utilizando uma abordagem lúdica e descontraída para tratar de um tema sério – a desinformação. O conteúdo foi desenvolvido pela jornalista Alline Casado, chefe do Departamento de Comunicação, e aplicado em formato de palestra e atividades interativas.
“Com o aumento da circulação de boatos e informações não verificadas na internet, a administração municipal reconheceu a urgência de preparar os futuros cidadãos para o ambiente digital. Utilizamos o ‘Manual dos Caçadores de Fake News’ como guia, transformando a palestra em uma verdadeira ‘missão de detetive’", informa Alline, responsável pela criação do conteúdo e das palestras.
Durante a apresentação, os alunos foram introduzidos ao conceito de Fake News como o "Monstro da Mentira Disfarçado" e aprenderam a aplicar a Regra de Ouro do S.E.C.A. (Sinais, Estude a Fonte, Compare, Autoridade). Esta sigla se tornou a ferramenta principal dos estudantes para checar a veracidade de qualquer mensagem recebida. Ao final, o conhecimento foi colocado à prova com um quiz interativo de Verdade e Mentira e como reconhecimento pelo esforço, todos os participantes receberam um “selo oficial” de pequenos caçadores.
"O maior poder que podemos dar aos nossos alunos é o pensamento crítico", afirma Simone Sampaio. "Esta iniciativa nasceu da necessidade de blindar as crianças contra a desinformação, garantindo que elas se tornem jovens e adultos que valorizam a verdade. Aprender a checar uma fonte é um superpoder que transcende a sala de aula", completa.
De acordo com a Diretora de Educação, com esta ação, a Prefeitura de Guaíra reforça o seu compromisso com o futuro da cidade. “Continuamos investindo em educação de qualidade e em ferramentas que garantem que as próximas gerações sejam construtoras de um ambiente de informação mais verdadeiro e confiável”, destaca.
"O papel da Comunicação da Prefeitura não se limita a informar. Ele se expande para educar e proteger a população, especialmente os mais jovens. Transformar um tema complexo como Fake News em algo acessível e divertido foi o nosso maior desafio e sucesso", complementa Alline. "Estamos formando uma rede de mini-detetives digitais que ajudarão a proteger suas famílias, seus amigos e a própria cidade da desinformação", finaliza.
.
.
.
.