Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022

GUAÍRA SE PREPARA PARA IMPLANTAR COLETA SELETIVA

O PROGRAMA REGIONAL DE COLETAS SELETIVAS MÚLTIPLAS É UM PROJETO CONTRATADO PELO SEBRAE/SP, GUAÍRA ENTROU POR INTERMÉDIO DO CODEVAR  E DEVE SER UMA DAS CIDADES PRECURSSORAS

GUAÍRA SE PREPARA PARA IMPLANTAR COLETA SELETIVA

Por iniciativa do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Guaíra entrou no Programa Regional de Coletas Seletivas Múltiplas, que é um projeto contratado pelo SEBRAE/SP. O nosso município participa deste projeto por intermédio do Codevar - Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande – entidade que congrega 27 cidades da região e está bem adiantado no processo de implantação.

O projeto prevê a instalação de centros de recebimento, separação e correta destinação de todos os resíduos recicláveis. Cada cidade deve ter um centro e alguns ecopontos, local onde os detritos são depositados pela população e serviços de limpeza, públicos ou privados. E, Guaíra deve ser uma das cidades precursoras dentre as demais do grupo consorciado.

REUNIÃO

Está marcada para sexta-feira, dia 21, uma reunião do Codevar justamente para apresentar as linhas gerais do Plano Operacional de Coletas Seletivas Múltiplas para que possam ser feitos os ajustes necessários. No encontro, que ocorre Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello, em Guaíra, os coletores de recicláveis foram convidados a participar, uma vez têm a função mais importante na cadeia de reciclagem, fazendo o trabalho de recolher os detritos em todos os cantos das cidades.

O objetivo dos Planos Regionais de Coletas Seletivas Múltiplas, programa do SEBRAE com o Codevar, é o de planejar e implantação de soluções para a gestão e o manejo de resíduos sólidos urbanos, com o envolvimento de cadeias produtivas, em processo de economia circular e tem sido elaborado de forma participativa.  Em suma, tenta reciclar e reaproveitar ao máximo os detritos produzidos, com a finalidade de reduzir drasticamente o impacto das atividades humanas na natureza.

Por outro lado, o programa se propõe a promover o diálogo com recicladores e produtores agrícolas da região, desta forma, incluindo no projeto os resíduos gerados na zona rural, para que estes, também tenham a correta destinação de reciclagem ou reaproveitamento. E, em todas estas interações haverá a instrução do SEBRAE, dispondo seu know-how de orientador comercial para discutir as formas viáveis de participação para todos os integrantes da cadeia produtiva e de consumo.