Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 01 de Novembro de 2022

Bugio gravemente ferido é resgatado e salvo por equipes da GCM, meio ambiente e zoológico

A macaca estava muito desidratada, graves lesões em ambos os braços e o lábio dilacerado.

No dia 15 de outubro a Guarda Civil Municipal (GCM) acionou a chefe do Departamento de Meio Ambiente, bióloga, Estefane do Nascimento Leoncini Siqueira para resgatar, numa chácara na zona rural, um macaco vítima de ataque de cães. Depois de recolher o animal, uma bugio fêmea, a veterinária chefe do Departamento de Zoonoses e Bem Estar Animal e Zoológico Municipal, Marina Tristão constatou a macaca estava muito desidratada, graves lesões em ambos os braços e o lábio dilacerado. Ferimentos muito graves, tanto que nenhum hospital veterinário da região quis receber o animal.

Não restou outra alternativa para as equipes do Zôo e do Zoonoses senão partir para o tratamento da macaca em Guaíra mesmo. Assim  se empenharam em cuidar do animal fazendo cirurgias e administrando medicamentos, no entanto, não foi possível recuperar o braço esquerdo, que devido a necrose teve que ser amputado.

Depois de um tratamento intensivo com a dedicação da veterinária, Marina, Estefane, os estagiários, Pedro Suzuki Clemente, Laurence Ferreira Silva e os servidores da Prefeitura, Gercilia Gazeta, Denise Donizete, Antônio Paiva o estado geral do animal foi estabilizado, e de acordo com os prognósticos, deve sobreviver. Infelizmente, devido a amputação, este animal não poderá ser reintroduzido na natureza, deve ficar no zoológico local, onde receberá os cuidados necessários para ter uma vida o mais confortável possível.

Casos como este demonstra a importância do “Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco”, mesmo sendo pequeno, presta um serviço essencial para o meio ambiente na região, recebendo, fazendo a triagem, tratamento (quando necessário), reintrodução e abrigo de animais resgatados, acidentados ou destinados de apreensões pela Polícia Ambiental..

“Somos o único zoológico aqui na região. Atendemos diariamente casos de animais resgatados que são tratados e, quando possível, soltos na natureza. Quando não é possível a soltura, o animal ficA no zoológico. Na maioria das vezes os CETAS  - Centros de Triagem de Animais Silvestres – estão lotados e não podem receber mais animais e, assim nosso Zôo recebe e mantém o animal e boas condições de saúde com o material que temos disponível”, ressalta a bióloga, Estefane

O projeto da Administração do Prefeito Junão é de investir em infraestrutura e transformar esse santuário em um Bioparque, onde os animais terão melhores condições de serem atendidos e ainda a população poderá desfrutar de um local agradável tendo a certeza do bom trabalho que está sendo feito nos bastidores do Zoológico.