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Administração - Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022

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Procon faz reunião com CPFL acerca de boletos entregues já vencidos

A reunião foi registrada em ata assinada pelo agente do Procon e representantes da CPFL Paulista


Procon faz reunião com CPFL acerca de boletos entregues já vencidos

Na quinta-feira, dia 10, o Procon Guaíra promoveu uma reunião com representantes da CPFL Paulista, o coordenador de atendimento, Alexandre Martin Fernandez e o consultor de relacionamentos, Kleber de Almeida Araújo. O encontro ocorreu no posto local do órgão de defesa do consumidor, sediado na Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Ganha Tempo, onde o agente do Procon local, Evandro da Silva Barros apresentou para os membros da concessionária elétrica reclamações acerca da entrega, após a data de vencimento, dos boletos de cobrança, o que tem ocasionado atrasos no pagamento, multas e juros.

Também vem ocorrendo com frequência o deslocamento dos consumidores até o ponto de atendimento da concessionária para solicitar a segunda via, gerando custo para a próxima conta. Importante ressaltar que vários usuários são idosos e não possuem intimidade com os serviços tecnológicos, não têm celular, não tem impressora ou outros meios de pagamento eletrônicos, que não seja o boleto físico, tradicional. 

Estes também reclamam que a empresa não disponibiliza atendimento pessoal com  funcionários preparados tecnicamente para orientá-los, na maioria das vezes saem do posto de atendimento e se dirigem ao Procon com situações simples e facilmente sanáveis, de certa forma sobrecarregam o atendimento do Procon, que acaba virando balcão de atendimento da companhia. 

Outros consumidores têm apresentado reclamações relacionadas à conta de energia, alguns mencionam que não solicitaram a conversão para e-mail, preferem que a conta seja apresentada com o seu consumo mensal, mesmo que esse seja o consumo mínimo, e não faturas com dois meses de consumo, como a CPFL tem feito ultimamente. 

Evandro frisou aos representantes da companhia que é dever da empresa regularizar os problemas, visto, que em amostragem do Procon, estima-se que atingem praticamente 70 % ou 80% da população, demonstrando que  realmente os serviços, não estão sendo entregues para o consumidor conforme o CDC (Código de Proteção e Defesa do Consumidor). 

Assim o  agente do Procon requereu que a empresa apure e regularize todos os apontamentos apresentados na reunião, colocando fim administrativamente as dificuldades enfrentadas, todos os meses pelos consumidores. Foi solicitada a apresentação dos meios adotados para a regularização de todos os problemas apontados, num prazo de até 30 dias.

Os representantes da empresa CPFL rebatem relatando que não se tratam de 70% ou 80% da população, porém admitem que há problemas, que classificam como isolados, no caso da entrega das contas do  mês outubro e vencimento no mês de novembro/2022 dos lotes 17 e 18 e que os consumidores não serão penalizados com juros e multas mesmo pagando após o vencimento. 

Em relação ao atendimento da credenciada, a empresa disse haver projeto de contratação de mais um funcionário, que ainda está sendo avaliado pela empresa. A empresa se comprometeu a apresentar novo relatório e esclarecimento com novas informações referente ao problema em até 30 dias. 

A reunião foi registrada em ata assinada pelo agente do Procon e representantes da CPFL Paulista.

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