Assistência Social - Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022

Pasta da Assistência mobiliza criação do Plano Municipal de Acolhimento Institucional, para Crianças, Adolescentes e Jovens

A Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social (DADIS-Guaíra)  vem realizando reuniões com outros setores da Administração Pública Municipal, entidades e conselhos com atuação relacionada ao tema para a formulação do Plano Municipal de Acolhimento Institucional para Crianças, Adolescentes e Jovens. O planejamento já está avançado com previsão de lançamento para o dia 6 de dezembro (próxima terça-feira)

O plano é um instrumento de planejamento da gestão municipal, que contém ações, metas, responsáveis e prazos visando a adequação de da oferta de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, no que tange à proteção social de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Estes serviços oferecem acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medidas protetivas aplicadas pela autoridade judicial, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir a sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao lar.