.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Esportes e Recreação - Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Esporte mudando a vida das pessoas em Guaíra

Idosos participantes dos programas esportivos e sociais da Prefeitura trazem relatos de melhora real na qualidade de vida


Zelinda Garcia de Paula

 

 

Dulce Domingos Paião

Video

 

Idosos participantes dos programas esportivos e sociais da Prefeitura trazem relatos de melhora real na qualidade de vida

A prática de esportes com monitoramento profissional e a integração promovida pelas atividades disponibilizadas pela Prefeitura de Guaíra tem feito a diferença na vida dos integrantes da Melhor Idade. Participantes dos grupos de ginástica, hidroginástica e grupos de idosos do Fundo Social de Solidariedade fazem relatos de antes e depois de entrarem para os programas. 

Dulce Domingos Paião, de 73 anos, sofreu um acidente e ficou muito debilitada. Por quatro anos viu sua saúde deteriorar. Ficou em cadeira de rodas, usou andador, bengala e sentia muitas dores. Um sofrimento que a impossibilitava de fazer até pequenas caminhadas “Não conseguia, sequer, ir ao mercado, que fica a três quadras de minha casa”, relata Dulce.

A sua filha Nanci Aparecida Gonçalves ficou muito sensibilizada com o sofrimento da mãe, que além das dores, se tornara uma refém de sua comorbidade, presa dentro de casa em decorrência das dores. “A gente sempre incentivava ela a participar do grupo de ginástica da Melhor Idade, mas ela não ia”, lamenta Nanci.

Um dia a amiga de Dulce, chamada Maria Adélia a convidou para o grupo da Melhor Idade, dizendo: “Vai pelo menos para conhecer, se não gostar não volta”

E foi assim que há 6 meses Dulce começou a participar do grupo de ginástica. Foi, gostou e voltou. Ela é orientada pela professora, Vilsa Alves de Lima, que há 30 anos atua com os idosos, e também, Dulce começou a participar das atividades de entretenimento, cultura e interação social organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade e DADIS  (Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social), ou seja, o esporte para reabilitação a incentivou na participar de todo o programa de atendimento ao idoso, proporcionado pela Administração Municipal. 

Lembrando que a Diretoria de Saúde, também faz parte do rol de atendimento integral ao Idoso, sendo que muitos participantes de aulas de ginástica e hidroginástica, o fazem com a recomendação médica, depois de passar por consultas pela rede municipal do SUS. 

Dulce começou frequentar e não parou mais. Diz que a decisão de participar das atividades foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida nos últimos tempos. “Logo nos primeiros dias comecei a notar que meu equilíbrio melhorou. Num dia, no meio da aula, a professora Vilsa me disse: “Dulce larga essa bengala, que ela não te pertence mais”, e eu larguei e não usei mais. Faz 6 meses que estou no grupo. Ainda sinto dores nas pernas em decorrência do acidente, porém muito menos do que antes”,  comemora Dulce. 

Mais que o ganho físico, as atividades voltadas ao público da Melhor Idade promovem a interação social. Idosos que antes ficavam sozinhos, nos grupos fazem novas amizades e ganham nova motivação na vida. Dulce festeja o fato de conseguir arriscar uns passos de dança durantes os eventos comemorativos e bailes do grupo, “Isso é uma coisa que era impossível antes de iniciar a ginástica”, relata.

Zelinda 

Zelinda Garcia de Paula, 67 anos, fez questão de registrar seu depoimento por escrito (em anexo).  Ela faz parte do grupo de ginástica que atua nas segundas, quartas e sextas-feiras com atividades das 8h às 9h, na Praça do Bom Jesus, que é bem perto de sua casa.

Ela relatou que tem muitos problemas de saúde, na coluna e no joelho, sendo que chegou a usar bengala por dois anos. Lembra que foi convidada a participar das atividades físicas pela professora Vilsa. “Minha vida mudou muito, estou conseguindo caminhar e fazer várias coisas”, celebra Zelinda, que hoje não usa bengala mais.

Ela chama as demais pessoas da terceira idade a participar das atividades, para obterem os benefícios que ela teve.

SÔNIA 

Sônia Maria Albano é outra aluna de ginástica do programa da Prefeitura, que faz aulas na Academia da Saúde do Bairro Jardim Elisa, que fica ao lado da USF do bairro. Ttem artrose e narra sua melhora, chegando a parar com a medicação para dor. “Agora eu notei que melhorei 100%, parei de tomar os medicamentos e estou me sentindo muito bem”, enaltece.

A PROFESSORA

A professora Vilsa ficou muito satisfeita com os depoimentos das alunas. “Isso que motiva a gente a se empenhar nesse trabalho, saber que está fazendo a diferença na vida das pessoas, aliviando dores, incentivando o convívio social trazendo mais alegria. Tenho muito que agradecer a Chefe do Departamento de Esportes, Maiza Teles Paiva que sempre nos dá todo respaldo para que este belo trabalho seja desenvolvido”, comemora a professora.

627 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.