Desenvolvimento Urbano - Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023

Prefeitura de Guaíra inaugura atendimento 100% digital na Diretoria de Obras e Serviços Urbanos

Redução do tempo de espera para o cidadão e economia para os cofres públicos são os principais benefícios do uso da suíte de soluções para gestão pública. Redução do tempo de espera para o cidadão e economia para os cofres públicos são os principais benef

A partir do dia 17 de janeiro (terça-feira), a Prefeitura de Guaíra passa a oferecer serviços digitais na Diretoria de Obras e Serviços Urbanos.

Proprietários, engenheiros, arquitetos e técnicos de obras poderão solicitar quatro tipos de serviços de maneira 100% online, à prova de papel e sem a necessidade de deslocamento à prefeitura.

A análise manual e física dos requerimentos exige o envolvimento de vários servidores e setores, o que causa demora na liberação da papelada necessária para autorizar e regularizar construções na cidade.

A Aprova Digital — sistema implementado no Município — vai ajudar a reduzir o prazo para aprovação e emissão de documentos. A expectativa é que, em médio prazo, todos estejam adaptados à plataforma.

O sistema que torna as prefeituras digitais substitui o requerimento feito pelo cidadão e o trabalho de análise realizado pelo servidor de forma física e manual.

A digitalização de serviços públicos garante vantagens de ponta a ponta no Município, com efeitos positivos para a economia local. Com a mudança, quatro processos vão tramitar online. São eles:

1. Alvará de Construção
  2. Habite-se
  3. Retificação de Alvará
  4. Desmembramento e Unificação do Solo

Como vai funcionar o sistema digital em Guaíra

Na terça-feira (17/01) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a participar do lançamento do sistema da Aprova Digital.

A transmissão ao vivo acontece a partir das 9 horas, quando todos poderão conhecer a plataforma e como funciona a emissão digital de processos relacionados à construção civil.

Acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: Quero Assistir

Para utilizar o sistema basta acessar  Aprova Digital e fazer o cadastro gratuito na plataforma.

As etapas de um processo digital

Na prática, um processo digital funciona da seguinte forma:

• Protocolo: moradores, engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos protocolam os pedidos online, do seu escritório ou residência, sem a necessidade
  • de se deslocar até a prefeitura.
  • Análise: a prefeitura recebe o processo, analisa, encaminha, faz observações, aprova ou retorna ao solicitante, tudo de forma digital, sem papel.
  • Aprovação: uma vez aprovado, o sistema emite e permite a assinatura digital do alvará e dos projetos. O requerente pode imprimir quantas vezes quiser, dispensando carimbos, pastas e arquivos físicos.

As principais vantagens dos serviços públicos digitais

Os processos digitais tornam as análises de requerimentos até 90% mais rápidas. Isso porque a plataforma coloca no automático atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema, acelerando os atendimentos.

Assim, os servidores podem trabalhar em projetos mais complexos ao invés de ficarem alocados na checagem da entrada e saída de papel.

Também não é mais necessário que o cidadão se desloque até o balcão da prefeitura ou faça impressões de projetos para validação.

Outra vantagem é a extinção de arquivos e protocolos físicos, já que o sistema faz essa atividade na nuvem. A digitalização e automação de processos auxilia a prefeitura a economizar porque reduz o consumo de papel e outros insumos.

Segundo o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o atendimento digital é 97% mais barato que o presencial. Enquanto o presencial custa R$ 43,68 por cidadão, o mesmo atendimento digital não passa de R$ 1,20.

Sobre a Aprova Digital

Fundada em 2017 pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, a Aprova Digital é uma suíte de soluções para modernizar instituições públicas — principalmente prefeituras e câmaras municipais — com a tramitação digital e automação de processos.

Grandes capitais como São Paulo, Florianópolis e João Pessoa, até cidades menores como Urupema, em Santa Catarina, que tem menos de 3 mil habitantes, usam a Aprova.

“As prefeituras não precisam mudar tudo de uma só vez. A digitalização em etapas representa uma adaptação confortável para todos os envolvidos — e mostra que o importante é dar o primeiro passo, como fez a Prefeitura de Guaíra”, reforça Zanatta.

Guaíra é a 17ª cidade do estado a utilizar a plataforma da Aprova para tornar os serviços mais eficientes.

Centro financeiro do país com o maior PIB, São Paulo utiliza, desde 2020, a mesma tecnologia como porta única de entrada para todos os processos de licenciamento de edificações, incluindo o alvará autodeclaratório para habitações de interesse social.

A automação do licenciamento provocou um salto na aprovação de moradias populares em dois anos, de 39.000 unidades autorizadas em 2019 para 131.000 em 2021, quase metade da meta de construção até 2024.

Hoje, 900 servidores de 32 subprefeituras da maior cidade da América Latina trabalham online e seguem os mesmos padrões de análise, o que garante agilidade na construção das moradias populares.

A Aprova já ajudou 75 cidades brasileiras a economizarem mais de 300 mil toneladas de papel e R$ 50 milhões dos cofres públicos. Atualmente, cerca de 21 milhões de brasileiros têm acesso a serviços governamentais através da plataforma.