Saúde - Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023

PREFEITURA IMPLANTARÁ CENTRO DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA ATENDER A TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

A Prefeitura está criando o Centro de Atendimento Multidisciplinar que servirá de apoio para a Rede Ensino da Diretoria Municipal de Educação viabilizando os atendimentos às crianças pelos profissionais técnicos (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiálogo e assistente social) reunidos em um centro de referência para realizar avaliações, encaminhamentos, orientações para famílias e unidades escolares para a condução de um trabalho pedagógico integrado.

O projeto, que foi inicialmente apresentado no 2º Seminário de Políticas Públicas e Gestão Educacional (SEMPEGE) com o tema “Os ataques à Gestão Democrática e às Políticas Públicas Educacionais: desafios e resistências no cenário brasileiro” (UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), como trabalho acadêmico da profissional guairense, Íris Procópio Dias Santana, foi indicado pelo vereador Denir Ferreira dos Santos. A Diretoria Municipal de Educação recebeu a proposta como possível referência de implantação de Política Pública na Gestão Educacional, sendo feita a análise através da diretora Maria Angélica Rebello da Silva, juntamente com a equipe técnica do setor.

O objetivo do projeto será atender os munícipes em sua individualidade, combater os impactos provocados pela pandemia da Covid 19, atenção para as dificuldades de aprendizagem como TDAH (Transtorno do Déficit De Atenção), dislexia e outros transtornos de aprendizagem atendendo à Lei Federal nº 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

“Os cuidados com as crianças da rede municipal de educação impactam diretamente em suas condições de desenvolvimento pleno e redução de serviços futuros corretivos de assistência e/ou saúde. As famílias encontrarão no Centro de Atendimento Multidisciplinar uma referência em atendimento e informações sobre o desenvolvimento de seus filhos”, afirma Iris Procópio.

O atendimento poderá impactar de modo positivo a população guairense em todos os sentidos, seja no rompimento de estigmas associados à falta de oportunidades e também de acesso à informação de qualidade, com a missão de uma interlocução empática e técnica.

“Estamos atentos e abertos a receber qualquer projeto que seja benéfico para o nosso município, assim como a nossa servidora pública Iris, que fez este grande planejamento e que agora poderemos implantar em nossa rede municipal de ensino, através da nossa diretoria, que está acompanhando de perto para que a iniciativa saia do papel e vire realidade”, afirma o prefeito Junão.