Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 06 de Março de 2023

Grupos de crianças já podem marcar visitas ao Jardim das Abelhas

Visitas podem ser agendadas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, pelo telefone: 3331-1387 no Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco”

Grupos de crianças e escolas já podem marcar visitas ao “Jardim das Abelhas” do Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco”.  Os agendamentos podem ser feitos de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, pelo telefone: 3331-1387.

Trata-se de abelhas nativas sem ferrão em colméias aptas a ser observadas por visitantes. A visualização, que tem o foco voltado para as para crianças, ocorre por meio da “caixa funcional”. Um tipo de ninho artificial de abelhas com uma parte transparente, por onde os visitantes poderão ver as abelhas dentro da colméia em suas atividades rotineiras.

A ideia é promover a educação ambiental, especialmente dos mais jovens, mostrando a importância que as abelhas têm para a manutenção de um meio ambiente saudável, uma vez que são responsáveis pela polinização de flores, para que estas resultem em frutos e sementes, que reproduzem as espécies nativas da flora.

Guaíra é o primeiro zoológico da região a ter autorização de manejo de abelhas nativas, e também, o primeiro que tem um projeto que pode receber abelhas nativas de tráfico e contrabando. A instalação do Jardim das Abelhas faz parte da criação do projeto de transformação do Zôo em Bioparque.

“Estamos esperando as visitas das crianças. A educação ambiental é imprescindível, especialmente para as crianças. Temos que cuidar do nosso planeta e as crianças vão aprender a importância que têm as abelhas na manutenção do equilíbrio ambiental”, ressalta a Chefe do Meio Ambiente, Estefane Leoncine.