.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 20 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ETA realiza abertura das comemorações da Semana da Água

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a Prefeitura, o DEAGUA e reparou uma série de ações e atividades voltadas para as crianças da rede municipal de ensino.


ETA realiza abertura das comemorações da Semana da Água

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água (22/03), a prefeitura de Guaíra, através da Diretoria Municipal de Educação, Departamento de Esgoto e Água de Guaíra (DEAGUA) e Departamento de Meio Ambiente, preparou uma série de ações e atividades voltadas para as crianças da rede municipal de ensino. 

A abertura da semana, com o tema “Crise Hídrica: a solução começa na infância”, ocorreu nesta segunda-feira, 20, na Estação de Tratamento de Água, com a presença dos alunos da EMEF Vicencia, do 5º ano B, da professora Sandra.

Eles acompanharam uma palestra, vídeo educacional, paródia de conscientização e acompanharam os trabalhos da ETA, por meio de visita pelo local. 

O objetivo da administração pública é despertar esse cuidado para economizar água, como maneira de preservar e cuidar não só do nosso município, mas também do planeta. “Em Guaíra, somos privilegiados pela nascente Ribeirão do Jardim, que nos abastece e pelos três rios que nos cercam. Nossa cidade mantém recursos para garantir água potável para todos. E isso é mais um motivo para refletirmos sobre a preservação dos recursos naturais e revermos muitos de nossos hábitos do dia a dia”, afirmou o prefeito Junão.

O diretor do DEAGUA, Junior Caputi também conversou com os alunos sobre atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. “Que nesta data e todo o resto do ano, possamos agir de forma mais consciente”, disse. 

Programação 

Durante toda a semana, os alunos das EMEFs visitarão a Estação de Tratamento de Água, acompanhando explicações e conhecendo o trabalho da autarquia para distribuir água para toda a cidade. 

Além disso, as crianças da CEMEIs e CEIs (Jardins II) visitarão o Balneário Municipal, para conhecer o espaço, tomar banho de ducha, com um belo lanchinho. 

“Fazemos este trabalho para conscientizar nossas crianças, enfatizando a grande importância da água em nosso cotidiano e no equilíbrio dos ecossistemas, demonstrando que sua falta é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida e estamos tão habituados à presença dela que só realmente dar-se o devido valor de sua importância quando ocorre a escassez”, explicou a chefe do depart. De Ensino Fundamental, Simone Sampaio. 

Cuidados que devemos ter


Na Cozinha:
• Antes de lavar os pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
• Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças;
• Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada;
• Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia;
• No Jardim, Calçada e Quintal;
• Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira;
• Não use mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura;
• Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar as plantas;
• Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demandam o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água.
No Banheiro:
• Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
• Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização;
• Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue;
• Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro;
• Conserte os vazamentos o quanto antes;
• Evite brincadeiras com a água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água.
 

453 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.