Administração - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Caso vereadores aprovem, Prefeitura pretende investir mais de R$ 20 milhões em obras e equipamentos em 2023

Recursos e benefícios ao povo só se tornarão realidade com aprovação dos vereadores em projetos a serem votados hoje (dia 4 de abril)

Com uma administração austera, com economicidade, evitando o desperdício de dinheiro público, a Prefeitura de Guaíra apresentou um superávit (sobrou dinheiro em caixa) de R$ 20.742.500,00. E, assim, com esse recurso disponível, a Administração quer executar obras e aquisição de equipamentos para melhorar o atendimento aos cidadãos. Deve ser frisado que R$ 3.5 milhões seriam aplicados na reforma e manutenção dos próprios públicos da Atenção Básica de Saúde, ou seja, reforma de todos o PSF’s da cidade e outros R$ 7 milhões destinados à Santa Casa, não para pagamento de dívida e sim para uso no atendimento do dia a dia dos pacientes do SUS.

Um grande pacote de benefícios diretos para o povo em Saúde, Educação, Segurança Pública e infraestrutura urbana (como asfaltamento e recuperação de asfalto) que só depende de uma votação favorável.

Comemorar

Em meio a diversas notícias negativas quanto à economia e de déficit nas contas do governo federal (gastando mais que arrecada), Guaíra, como sempre, deu exemplo e com cortes de gastos desnecessários, eficácia na compra e gestão de materiais e muita correção na condução da gestão pública, a Administração do Município conseguiu gerar um superávit de praticamente 10%, uma vez que o orçamento gira em torno dos R$ 200 milhões anuais. No caso do governo federal, o famoso novo “arcabouço fiscal” que o governo federal deve apresentar para senadores e deputados, projeta gerar um superávit de 0,24% para 2024 e, em tudo dando certo, 0,75% em 2025 e 1,25% em 2026.

Por outro lado, a Prefeitura de Guaíra já gerou seu superávit e tem projetos para converter este resultado em mais saúde, educação, segurança e comodidade na mobilidade urbana. No entanto, para que todos os projetos sejam efetivamente executados, dentro do regime legal, há necessidade de aprovação do projeto de suplementação (inclusão do dinheiro que sobrou) no orçamento deste ano.

Confira os investimentos que o governo pretende realizar neste ano de 2023:
Setor Obra/Aquisição e Valores
Segurança Pública - Reforma do prédio da Guarda Civil Municipal (R$ 1 mi);
Educação e Cultura

- Reforma da Casa de Cultura

(R$ 700 mil);

- Aquisição de veículo para a assistência farmacêutica

(R$ 120 mil);

Saúde/Bem Estar Animal - Aquisição de veículo para a Zoonoses (R$ 120 mil);
Saúde- Reforma e manutenção dos próprios públicos da Atenção Básica de Saúde  (R$ 3.5 milhões)
Manutenção de praças, vias e outros logradouros públicos- Obras de Infraestrutura de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana (R$ 1.3 milhão)
Habitação (232 casas)- Iluminação e complementos para o Conjunto Habitacional Antônio Nogueira Lélis (R$ 500 mil);
Saúde - Repasse de verba para a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra (R$ 7 milhões)
Agricultura/Meio Ambiente- Aquisição de Veículos para Agricultura, Meio Ambiente e Parque Maracá (R$645 mil);
Limpeza Pública

- Aquisição de Máquinas e Veículos para Serviços Urbanos

(R$ 2.969.500,00);

Eficiência em Gestão Pública- Aquisição de Veículos e infraestrutura de T.I para a Administração e Planejamento e Gestão de Frotas (R$ 640 mil);
Saúde- Aquisição de Veículos para a Atenção Básica e Assistência Especializada em Saúde  (R$ 2.248.000,00).
Total R$ 20.742.500,00