Assistência Social - Segunda-feira, 24 de Abril de 2023

Guaíra participa de encontro estadual para fortalecimento do 3º Setor

Realizou-se na quarta-feira passada (19) uma audiência pública no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para discutir o fortalecimento do Terceiro Setor, as políticas públicas relacionadas ao tema e a atuação do Estado de São Paulo na área. A iniciativa foi proposta pela deputada Márcia Lia (PT) e contou com ampla participação da sociedade civil e agentes públicos do setor nos municípios. Guaíra marcou presença no evento com a Diretora de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Silmara Aparecida dos Reis Cipriano que estreitou contato com autoridades da Assistência na esfera estadual.

A Mesa Diretora do evento foi composta pela deputada Márcia Lia; o diretor de parcerias com a sociedade civil junto à Secretaria Geral da Presidência, Igor Ferrer; o diretor do Escritório de Representação do Ministério das Relações Institucionais em SP, Fábio Manzini; o secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP, Marcos Penido; e o assessor parlamentar da Alesp, Marcos Ernandes.

Terceiro Setor é o termo utilizado para indicar as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Os desafios e as vantagens entre as relações da área com os Governos Federal e Estadual foram alguns dos principais temas abordados. Estiveram presentes no evento vereadores, representantes de cooperativas, lideranças, associações e institutos do Estado de São Paulo.

No escopo do encontro está o fomento perene ao terceiro setor no Estado. Um segmento da Administração Indireta que tem como finalidade desenvolver ações sociais e serviços que complementam as ações do governo e do setor privado, visando o bem-estar da sociedade em geral.

Além disso, o terceiro setor também fomenta a participação da sociedade civil na busca por soluções para os problemas sociais do país.

De acordo com Marcos Penido, secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, o terceiro setor tem desempenhado um papel fundamental na parceria com o Governo Estadual. Sua atuação tem sido bastante abrangente, abarcando diversas Secretarias, tais como de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Pessoa com Deficiência e até mesmo Habitação. É notável que essa colaboração tem gerado resultados positivos e concretos para a população, indicando que essa união entre setor público e privado é extremamente importante para o desenvolvimento social e econômico do estado.

AS ORGANIZAÇÕES

O diretor responsável pelas parcerias com a sociedade civil na Secretaria Geral da Presidência, Igor Ferrer, afirmou que São Paulo é o Estado com a maior quantidade de organizações sociais registradas no Brasil. Ele destacou que esse número evidencia a grande dependência das políticas públicas em áreas como saúde, assistência social e educação dessas organizações. Para Ferrer, é crucial ouvir a sociedade para aprimorar as políticas públicas e buscar um diálogo mais próximo e produtivo.

As organizações sociais têm enfrentado obstáculos significativos nos últimos anos, decorrentes de uma série de fatores. Nos últimos 4 anos o Brasil passou por um processo de fechamento dos espaços públicos, que afetou diretamente as iniciativas das organizações civis. Além disso, a redução das políticas públicas também representou um desafio para essas entidades, que tiveram que se adaptar a novas conjunturas. Então, ter uma sociedade fortalecida quer dizer ter um processo democrático fortalecido.

Assim este encontro na Alesp teve como um dos seus principais objetivos levar informações importantes para quem está na linha de frente do atendimento social é o objetivo