Saúde - Quarta-feira, 27 de Julho de 2022

Unidade de Prevenção do Câncer já está atendendo em Guaíra

A Diretoria Municipal de Saúde, numa ação do Hospital do Amor (Fundação Pio 12) deu início no dia 27 de julho, nos atendimentos para exames que visam à prevenção, pela detecção precoce, de cânceres de mama, colo de útero, bucal, de pele e no intestino.

Os exames já foram previamente agendados pelos públicos alvo, sendo as inscrições disponibilizadas nas USFs no mês de maio.

Os exames realizados são: de papanicolau, mamografia, prevenção câncer bucal e rastreio para identificação precoce de câncer de intestino, boca e pele. Sendo para o câncer de mama para mulheres de 40 a 69 anos de idade; câncer de boca para homens e mulheres com a partir dos 45 anos, que fumam ou que façam uso de bebidas alcoólicas, ou tenham deixado os hábitos à 20 anos ou menos, ou em qualquer paciente, que apresente lesão na cavidade oral que não cicatriza a mais de 15 dias; colo retal, exame de sangue oculto nas fezes para pacientes de 50 a 60 anos; papanicolau, para mulheres de 25 a 64 anos, que já tenham mantido relação sexual e, para o câncer de pele, os pacientes com lesões suspeitas devem procurar o profissional de enfermagem do posto mais próximo de sua casa para fotografar a lesão e orientações.

Locais e dias da realização dos exames
27/07 a 03/08USF João Bosco Lellis (Bairro Nádia)
4/08 a 06/08USF Tarcísio Barini (Jardim Vivendas)
08/08 a 16/08USF José Adalberto Lellis (Bairro Tonico Garcia)
17/08 a 19/08USF Antônio Manoel Silva (Jardim Elisa)
22/08 a 29/08USF José Vilela Junqueira (Vila Aparecida)
30 e 31/08USF Cabo Agnaldo Soares Barbosa ( João Vaccaro)

·

O atendimento ocorrerá de segunda-feira a sábado, com exceção dos domingos e dos dias 20 e 25 de agosto.