Saúde - Quarta-feira, 03 de Maio de 2023

Diretoria de Saúde faz plantão de vacina nas festividades do Dia do Trabalho

Aproveitando o feriado do Dia do Trabalho, a Diretoria Municipal de Saúde de Guaíra promoveu um Plantão de Vacina em um local estratégico: a pracinha da Rodoviária, de frente ao Lago Maracá, onde ocorria o torneio de pesca na manhã do feriado.

Foram aplicadas 81 doses da vacina para Influenza (gripe) em pessoas dos grupos contemplados, como pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades.

Além disso, foram aplicadas 162 doses da vacina bivalente contra a Covid 19 em pessoas com mais de 18 anos de idade.

É importante ressaltar que a vacinação em massa é a principal ferramenta para controlar a disseminação da Covid 19 e evitar novos surtos. A vacina bivalente é capaz de induzir uma resposta imunológica no organismo contra dois tipos do vírus, ajudando a prevenir a doença ou reduzir sua gravidade em caso de infecção.

A vacinação contra a influenza também é importante para proteger as pessoas contra uma doença respiratória viral grave que pode levar a complicações graves e até à morte. Além disso, a vacinação em massa ajuda a prevenir surtos e epidemias de influenza que podem levar à sobrecarga do sistema de saúde.

A iniciativa da Diretoria Municipal de Saúde de Guaíra em promover o Plantão de Vacina no feriado do Dia do Trabalho foi uma ação estratégica, para aproveitar um momento em que a maioria das pessoas está de folga e, portanto, mais disponível para a vacinação. A aplicação das doses aconteceu em um local próximo aos locais de comemoração da data, o que facilitou o acesso da população à imunização.