Saúde - Segunda-feira, 08 de Maio de 2023

No mês de abril combate a dengue foi incrementado pela Atenção Básica

Trabalho de rotina casa em casa em abril foi enriquecido com a orientação para crianças de creches e pré-escolas

No mês de abril o Setor de Atenção Básica da Saúde incrementou o combate à dengue. Os agentes de saúde das Unidades de Saúde da Família (USF) intensificaram o combate à dengue em diversas localidades. As ações desenvolvidas pelos agentes de saúde foram diversificadas e integradas.  O combate foi enriquecido pela orientação nos CEIs - Centro de Educação Infantil (Creches) e CEMEIS - Centro Municipais de Educação Infantil (Pré-Escolas), onde os profissionais da saúde apresentaram às crianças, pais e responsáveis sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

Além das crianças das unidades infantis receberam dos agentes, orientações sobre como evitar a disseminação de criadouros, foram incentivadas a compartilharem essas informações com seus familiares e círculos sociais

Ao mesmo tempo, os agentes fizeram o trabalho rotineiro, o casa em casa, a busca ativa de criadouros de mosquitos transmissores da doença. Essa abordagem garante que os focos de proliferação do mosquito sejam eliminados. E essa é a melhor forma de evitar a propagação da dengue.

Para assegurar que a população tenha um ambiente saudável, o trabalho dos agentes de saúde é fundamental, no entanto é necessária uma ação conjunta, que envolve não apenas os profissionais da saúde, mas também a população, que deve ser responsável por manter o ambiente limpo, evitando a formação dos focos de proliferação do mosquito.

A dengue é uma doença infecciosa que pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dor no corpo. Pode-se prevenir a doença mantendo o ambiente limpo e evitando a formação de locais com água parada, que é um dos principais focos de proliferação do mosquito transmissor.

Quando o cidadão apresentar dois ou mais sintomas descritos deve procurar o atendimento médico o mais rápido possível.