Assistência Social - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

Prefeitura volta a oferecer natação aos PCDs

Exercícios em piscina aquecida oferecem inúmeros benefícios para pessoas com deficiência

Com o intento de oferecer a inclusão social e a promoção da saúde, a prefeitura de Guaíra, através da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, voltou a oferecer aulas gratuitas de natação para pessoas com deficiência.

As aulas estão ocorrendo na Academia Água Viva, devido à estrutura mais adequada ao acolhimento dos PCDs e conta com piscina aquecida, e acesso facilitado aos alunos a uma atividade física segura, funcional e prazerosa.
As aulas são personalizadas, ministradas pelo professor da prefeitura, e acontecem de segunda a quinta-feira, nos horários das 8h às 11h e das 13h às 15h. A volta das aulas é uma demanda antiga das pessoas com deficiência e uma grande conquista para a cidade de Guaíra..
A natação é uma atividade que oferece inúmeros benefícios para pessoas com deficiência, como o fortalecimento muscular, melhora da coordenação motora e da capacidade respiratória. Além disso, a água proporciona uma sensação de leveza e liberdade, o que pode ser bastante significativo para aqueles que possuem limitações no movimento.
Exercícios na piscina aquecida promovem o alívio da dor e a redução da rigidez muscular em pessoas com deficiência. Também ajuda a melhorar a circulação e o fluxo sanguíneo, melhora a flexibilidade e a mobilidade, facilitando a execução de exercícios.

“Esta era uma demanda do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) e nossa gestão buscou cumprir, afinal, temos que ter este olhar  voltado à inclusão social e promoção da saúde das pessoas com deficiência. Assim como buscamos o veículo adaptado, conseguimos a natação, continuamos nesta busca por maior e melhor acessibilidade em nosso município”, afirma o prefeito Junão.