Cultura - Segunda-feira, 29 de Maio de 2023

Guaíra é contemplada com R$ 376 mil da Lei Paulo Gustavo e prepara o seu Plano de Ação

Guaíra está dando mais um importante passo para o seu setor cultural, em especial artes visuais como teatro, cinema e videoclipes, já que o município será contemplado com a Lei Federal Paulo Gustavo (nº195/2022) no valor de R$ 376.750,63 para fomentar iniciativas de artistas locais.
O Departamento Municipal de Cultura está realizando a parte burocrática para operacionalizar este recurso, para que os projetos dos cidadãos guairenses possam ser contemplados. Primeiramente, o Plano de Ação será discutido e aprovado, tanto pelo Conselho Municipal de Cultura, quanto a própria população guairense. O encontro será realizado em breve com data e horário divulgados.
“Já fizemos um plano de ação que, agora, será discutido com o Conselho Municipal de Cultura de Guaíra e sociedade civil, onde alinharemos tudo. A participação do Conselho e Sociedade Civil é importantíssima para colocarmos em prática o projeto da Lei Paulo Gustavo na nossa cidade”, afirma Deise Garcia, chefe do setor.
O prefeito Junão comemorou a conquista destacando o quanto esta verba irá fomentar a cultura local, valorizando os artistas guairenses. “Poderemos descobrir grandes talentos em nosso município e ainda contribuir com projetos da nossa cultura, trazendo mais entretenimento e enriquecimento cultural para a nossa comunidade guairense”, destaca o Chefe do Executivo.

O valor que Guaíra receberá será distribuído em quatro setores culturais definidos pela lei:
*Apoio a produções Audiovisuais – Valor R$ 199.583,40
*Apoio a Salas de Cinema – Valor R$ 45.638,00
*Apoio Capacitação, Formação e Qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e a festivais e mostras – Valor R$ 22.915,89
*Apoio às demais áreas da cultura que não o audiovisual – Valor R$ 108.613,35

Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), assinada em 11 de maio de 2023, foi pensada com o objetivo de apoiar fazedores de cultura diante dos desafios da pandemia de Covid-19. O mecanismo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados, a municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública. Do volume total de recursos, dois terços serão para o setor audiovisual.