Cultura - Sexta-feira, 02 de Junho de 2023

1ª Escuta Pública da Lei Paulo Gustavo esclarece projeto aos artistas guairenses

Prefeito Junão garante que não haverá privilégios e nem exclusividade; todos artistas aptos terão participação equânime. 2ª Escuta Pública está marcada para segunda-feira, 05

Na quinta-feira, 1º de junho de 2023, a Prefeitura de Guaíra organizou a 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022). Todos os artistas e movimentadores da cultura da cidade foram convidados a participar deste evento promovido pelo Departamento Municipal de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, na Casa de Cultura “Professor João Augusto de Melo”.

O Prefeito Junão, participou do evento e demonstrou como é fundamental que todos os artistas, amadores e profissionais, participem desses encontros que vêm para definir a política pública acerca da Cultura. O vereador Anderson Lima também esteve presente.

Com esta iniciativa, o município tem o objetivo de respaldar a cultura e seu espaço público, para receber todas as expressões artísticas.  Os debates são importantes para a elaboração do plano de ação e a execução de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública para a divisão e escolha dos projetos.

RECURSOS

Guaíra receberá recursos destinados aos quatro setores culturais definidos pela Lei Paulo Gustavo. O valor será distribuído da seguinte forma: Apoio a produções Audiovisuais no valor de R$ 199.583,40; Apoio a Salas de Cinema, R$ 45.638,00; Apoio à Capacitação, Formação e Qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e festivais e mostras, R$ 22.915,89; Apoio às demais áreas da cultura que não o audiovisual, R$ 108.613,35.

"A 1ª Escuta Pública foi um passo importante para a promoção da cultura em Guaíra, demonstrando o compromisso da administração municipal em valorizar e apoiar esta importante área tão fundamental para o desenvolvimento vital do município", afirma Deise Garcia, chefe do dep. de Cultura. Uma 2ª Escuta Pública ocorre na segunda-feira, dia 5, a partir das 19h, no mesmo local.

É importante que todos os artistas participem da próxima reunião quanto as pautas serão a definição do Comissão que acompanhará o programa e o Plano de Ação.

DEMOCRÁTICO E ABRANGENTE

O Prefeito Junão, em seu pronunciamento, afirmou que não haverá exclusividade. “Nossa gestão tem como um de seus principais objetivos valorizar a cultura sem distinção. Não haverá exclusividade ou privilégios - todos os artistas serão contemplados da mesma forma. A cultura é um dos pilares mais importantes de qualquer sociedade. É ela que nos traz identidade, memória e nos conecta com nossas raízes”, destacou o Chefe do Executivo.