.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 02 de Agosto de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoológico vai transferir 56 jabutis para criatório no Paraná

A transferência dos animais ocorre devido à superpopulação, atualmente o Zoológico Joaquim Garcia Franco tem mais de 120 animais


Zoológico vai transferir 56 jabutis para criatório no Paraná

Depois de um intenso trabalho, o Zoológico Joaquim Garcia Franco deve enviar para um criadouro, legalizado, do estado do Paraná, 56 exemplares de Jabutis, das espécies Jabuti-Tinga (Chelonoidis denticulata). Esta cessão foi motivada pela superpopulação da espécie no zoo de Guaíra, que atualmente possui mais de 120 animais.

Dois aspectos levaram à quantidade demasiada de Jabutis, a primeira foi à falta de critério para admissão dos animais, que nas décadas passadas era livre, toda demanda de animais abandonados, doados ou capturados em locais inadequados era absorvida pelo zoo local. Outro motivo é a longevidade do animal. Em Guaíra há animais que foram registrados na década de 1950.

TRANSFERÊNCIA

A transferência deverá seguir todas as premissas das leis ambientais e será acompanhada por duas Secretarias de Estado do Meio Ambiente, de São Paulo e Paraná. Todos animais foram devidamente identificados e portam microchip para rastreabilidade. Além, de toda documentação de identificação e origem, as condições de saúde dos animais que serão transferidos foi avaliada. Em suma, todo trâmite para a realocação dos bichos, com todas as licenças ambientais e outros documentos atinentes, demorou seis meses, no entanto a viagem dos jabutis para o estado do Paraná deve ocorrer na semana que vem.

GANHOS

Com a retirada do excedente os animais que ficam no zôo ganham em qualidade de vida, pela  maior disponibilidade de espaço físico. Por outro lado, com a redução de Jabutis, o zoológico ganhará uma parcela de território livre, podendo admitir novas espécies no seu plantel. Assim como o zoológico local tem excesso de Jabutis, outras instituições têm excedentes de espécies que não fazem parte do catálogo do jardim zoológico.

CRIATÓRIO LICENCIADO

O destino dos animais será um criatório licenciado, com toda documentação e profissionais necessários para criação de répteis. Ou seja, os animais que partem também terão uma melhor qualidade de vida.  A equipe do zoológico tomou todas as precauções para escolher uma instituição responsável e legalizada para receber os animais excedentes. 

836 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.