Educação - Quinta-feira, 29 de Junho de 2023

MAIS OBRAS NA EDUCAÇÃO: Prefeitura está investindo mais de R$ 1 milhão na ampliação de duas EMEFs

Mais salas de aulas  começaram a ser construídas para dobrar, a partir de 2024, a capacidade de atendimento do ensino de tempo integral dos 1°a 5° anos

A Prefeitura de Guaíra está investindo pesado na ampliação da oferta de vagas no ensino integral para os alunos dos 1° aos 5° anos. São mais de R$1 milhão, com montante de R$ 631.298,95 sendo destinado à ampliação da EMEF Francisco Gomes de Souza e outros R$ 568.107,60 para a EMEF Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto.

As obras em questão se tratam da construção de 8 novas salas de aula, quatro em cada unidade, possibilitando, assim, dobrar a capacidade de atendimento para alunos em tempo integral.

Atualmente, a rede municipal tem oferta 25% vagas para os estudantes matriculados, e com este importante investimento em educação pública, a capacidade de atendimento será dobrada e passará a ter vagas 50% dos estudantes, já em 2024. Em termos pedagógicos representa um significativo avanço no ensino fundamental, uma vez que aumenta o número de horas que os estudantes ficam na escola, o que cria oportunidade para que sejam aplicadas aulas de reforço e atividades extracurriculares auxiliares no processo de ensino aprendizagem.

Vale ressaltar que o ensino integral em Guaíra é facultativo, ou seja, cabe aos pais ou responsáveis a decisão de manter as crianças na escola durante todo o dia, com atividades afetas à grade curricular e complementares, no contraturno. "Essa modalidade de ensino tem como objetivo fornecer uma educação mais completa e diversificada, agregando no desenvolvimento integral dos alunos. Por outro lado, os pais ou responsáveis que trabalham, têm a tranquilidade em saber que as crianças estão sendo bem cuidadas, num espaço seguro e com incremento no ensino", afirma a diretora municipal de Educação, Maria Angélica Rebello Silva.

“Essa iniciativa de nossa Administração evidencia o compromisso com a Educação de qualidade e busca oferecer aos alunos a oportunidade de uma formação mais completa. A ampliação da oferta de vagas no ensino integral representa um avanço significativo para a cidade. Recurso para Educação é investimento no futuro, que se reverte em desenvolvimento humano e consequentemente econômico”, pondera o Prefeito Junão.