Saúde - Sexta-feira, 07 de Julho de 2023

Abertas as inscrições para exames de prevenção ao câncer bucal

Abertas as inscrições para exames de prevenção ao câncer bucal

A prefeitura de Guaíra, através da Diretoria Municipal de Saúde, está abrindo cadastros para as pessoas realizarem exames de prevenção ao câncer bucal. A inscrição deve ser realizada em sua Unidade de Saúde da Família de referência.

O público-alvo: homens e mulheres acima de 35 anos, fumantes e ou etilistas;que pararam de fumar em até 20 anos; Homens e mulheres de qualquer idade que tenham alguma ferida na boca a mais de 15 dias. O rastreamento do câncer de boca será realizado pela Cirurgiã Dentista do PIO XII.

“Aproveitamos para alertar a população sobre o perigo dessa doença. São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca, e também infecção por papilomavírus humano (HPV)”, explica o diretor de saúde e também cirurgião dentista, Cervantes Garcia.

O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer, por isso a importância de fazer esse exame.

“Nos últimos anos tem aumentado muito os casos em nosso Município. No ano de 2022 e nesse ano de 2023, foram duas mortes pelo câncer de boca. Prevenção é o melhor remédio”, alerta o profissional.