Saúde - Sexta-feira, 07 de Julho de 2023

Santa Casa realiza 541 cirurgias em menos de quatro meses

A média de cirurgias é de 155 procedimentos por mês; demanda reprimida por cirurgia geral foi sanada

Santa Casa realiza 541 cirurgias em menos de quatro meses

Um dos novos ortopedistas da Santa Casa, Dr. Giulliano Guilmar

Entre os dias 16 de março e 3 de julho de 2023, a Santa Casa de Guaíra registrou um total de 1.005 internações, que incluíam tanto cirurgias quanto tratamentos clínicos. Desse número, 541 foram cirurgias e 464 foram tratamentos clínicos.

No tocante aos procedimentos cirúrgicos é importante ressaltar que todas as cirurgias eletivas, que estavam pendentes, foram realizadas. A média é de 155 procedimentos por mês, executados via SUS e convênios.

No entanto, a demanda surge constantemente durante o atendimento cotidiano da Santa Casa.

Assim, existem pacientes esperando por cirurgias, porém dentro do trâmite normal dos procedimentos, como os que aguardam exames e avaliações de outras especialidades, além daquela que demandou a cirurgia.

A demanda reprimida de cirurgia geral era um dos principais desafios enfrentados pela Santa Casa antes do período citado. A falta de um cirurgião disponível para atendimento regular resultou em uma lista de espera significativa nessa especialidade. Mas, com a chegada do Dr. Marcello Cyrino Guilmar ), a Santa Casa realizou um total de 123 internações no setor de cirurgia geral sendo 95 cirurgias e 28 tratamentos clínicos cirúrgicos. Em seguida, a administração do prefeito Junão já havia contratado novos ortopedistas Dr. Giulliano Guilmar e Dr. Leonardo Antonelli o que contribuiu para aumentar a eficiência do trabalho do hospital.

“A Santa Casa, com o respaldo da Administração Municipal,  continua empenhada em atender a demanda de forma eficiente oferecendo a assistência médica à população guairense, garantindo o acesso dos pacientes aos procedimentos necessários”, ressalta o chefe do Executivo.