Guaíra busca o Projeto Educafro para seus jovens
Na busca por ampliar as oportunidades na área da educação e promover o desenvolvimento social da população afrodescendente e dos jovens em situação de pobreza, a Prefeitura de Guaíra se mobiliza para implementar o Projeto Educafro em seu município. A iniciativa, idealizada por Frei David, fundador do projeto que oferece bolsas de estudo integrais (100%) para este público, possibilita o acesso ao ensino superior e a uma vida profissional promissora.
No sábado, dia 25 de maio, a diretora de Educação, Maria Angélica Rebello da Silva, e a diretora de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Silmara dos Reis Cipriano, representando a Administração Municipal e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMCN), estiveram em São Paulo para conhecer de perto o Projeto Educafro e dialogar com Frei David.
Durante o encontro, a comitiva guairense demonstrou grande interesse na implementação do projeto em Guaíra, onde cerca de 43% da população se identifica como preta ou parda, público-alvo da iniciativa.
A implementação do Projeto Educafro em Guaíra representa um passo importante para garantir a igualdade de oportunidades e combater as desigualdades sociais. Através da concessão de bolsas de estudo, o projeto busca democratizar o acesso à educação superior, promovendo a inclusão social e a ascensão profissional de jovens que, muitas vezes, não possuem condições financeiras para custear seus estudos.
Para viabilizar a implementação do Projeto Educafro em Guaíra, a Prefeitura Municipal visa firmar parcerias com instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, da região. Através de convênios, o objetivo é garantir a oferta de vagas para os jovens beneficiados pelo projeto, possibilitando que eles ingressem em cursos que atendam às suas vocações e aspirações profissionais.
"E nós, da Diretoria de Educação e de Assistência Social, diretorias tão importantes, não mediremos esforços para implementar projetos e políticas voltadas para a comunidade negra e para a população em geral", ressalta a diretora de Educação, Maria Angélica.
Guaíra