Sábado tem Dia D contra a pólio

Saúde - Segunda-feira, 03 de Junho de 2024


Sábado tem Dia D contra a pólio

Sábado tem Dia D contra a pólio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite está em pleno vapor. Iniciada no dia 27 de maio e com término previsto para o dia 14 de junho, a campanha busca imunizar crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a doença.

No próximo sábado, dia 8 de junho, será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. Nesse dia, seis Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas das 8h às 13h para atender a população e promover a vacinação. Além da dose de campanha, as equipes estarão atualizando a carteira de vacinação das crianças.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave causada por um vírus chamado poliovírus selvagem. A doença é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, que geralmente afeta os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução do vírus no Brasil, tendo em vista que o país está livre da doença desde 1994.

A meta da campanha é vacinar no mínimo 95% das crianças de um ano a menor de cinco anos de idade. Essa faixa etária foi escolhida por ser a mais suscetível à infecção pelo poliovírus e também por ser responsável pela disseminação da doença. Portanto, é de extrema importância que pais e responsáveis levem as crianças para se vacinarem durante a campanha.

Para receber a vacina, é necessário que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança até uma USF mais próxima de sua residência. Os profissionais de saúde estarão preparados para aplicar a dose e orientar sobre a importância da imunização

Município


Guaíra