Mutirão da dengue reinicia nesta terça, 18, agora com reforços de nebulização e maquinários

Saúde - Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2025


Mutirão da dengue reinicia nesta terça, 18, agora com reforços de nebulização e maquinários

Mutirão da dengue reinicia nesta terça, 18, agora com reforços de nebulização e maquinários

A Prefeitura está tomando medidas severas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações de combate começam nesta terça-feira, 18, na região do Aniceto.
Como os casos crescem a cada dia e há um enorme número de imóveis fechados (35%), Guaíra não conseguiu acesso ao fumacê por conta do Governo do Estado. Assim, está fazendo aquisição com recursos próprios.
Dessa maneira, a partir de amanhã, a administração partirá para um combate mais agressivo ao Aedes aegypti, montando uma força tarefa não só com os agentes de endemias, mas diversos setores envolvidos, juntamente com maquinários e empresa contratada, para limpar o maior número de casas possíveis e, assim, fazer a pulverização de inseticida. 
Os trabalhos começam na região do Aniceto, abrangendo os bairros: Residencial Bárbara, Nova Guaíra, Jardim Califórnia, Residencial Santa Terezinha, Estância Morada Nova, Residencial Taís, Jardim Lígia, Santa Quitéria, Jardim Solaris, Residencial Amélia, José Pugliesi, Joaquim Pereira Lelis, Tonico Garcia, Luiz Afonso, Aniceto, Ernesto Pacheco, Santo Antônio, Campos Elíseos, Novo Horizonte, Abdala Elias, Cecap e até a Avenida 25, na Vila Aparecida.
AÇÕES COORDENADAS
Antes da pulverização, as equipes de Combate à Dengue, Zeladoria e Limpeza Pública realizarão trabalhos conjuntos e coordenados. A população dos bairros onde a ação será realizada será previamente informada, por meio da imprensa, canais da Prefeitura, redes sociais e carros de som, para que possa descartar todos os materiais inservíveis que possam ser criadouros do mosquito e realizar uma vistoria minuciosa em seus imóveis, eliminando qualquer recipiente ou limpando nichos fixos, como calhas e ralos, para erradicar ovos e larvas do mosquito, que não são afetados pelo inseticida utilizado na pulverização.
A Prefeitura também fará a sua parte, realizando a raspagem de sarjetas e valetas, além de outros serviços de limpeza em logradouros públicos que possam ser habitat do Aedes aegypti.
O prefeito Junão faz um apelo à população para que se mobilize e faça a sua parte nessa batalha contra a dengue. "Iniciaremos o mutirão com servidores do município, agentes de combate à dengue e maquinários, para que as pessoas retirem de suas casas tudo o que é inservível e propício à proliferação da dengue. A nova empresa que venceu a licitação para varrição e raspagem de guias atuará na região que será abrangida pela ação, enquanto os agentes entrarão nas casas para eliminar possíveis focos da doença", destaca o prefeito.
"Faço um apelo a todos os guairenses que nos ajudem nessa guerra contra a dengue. Estamos perdendo entes queridos por conta dessa doença e não podemos permitir isso", continua o prefeito.

Município


Guaíra