GCM resgata marsupial, animal ameaçado de extinção, em residência da Cohab II

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022


GCM resgata marsupial, animal ameaçado de extinção, em residência da Cohab II

Algo inédito no município ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro. A Guarda Civil Municipal foi acionada por uma cidadã, após a mesma encontrar um animal um pouco diferente em sua residência. Uma marsupial, que está entre os animais ameaçados de extinção, juntamente com seus filhotes, foi devidamente resgatada pelos GCMs Guirão e Paulo e levada para o Zoológico Municipal para os primeiros cuidados. 

Agora, após avaliação da bióloga e alimentação, a mãe e os filhotes serão destinados em local apropriado. “Ficamos entusiasmados com esse resgate, pois o marsupial é um animal ameçado de extinção com poucos registros na nossa região. Para muitos pode parecer nada, mas para um biólogo é simplesmente mágico. Esse fato é inédito e merece aplausos. Nós, aqui do Zoo, acolhemos, iremos alimentar e soltar em local apropriado. Ela é uma fêmea está com filhotes no marsúpio e está saudável”, afirma Estefane Siqueira, chefe do departamento de Meio Ambiente. 

Mais sobre Marsupiais – são animais noturnos e solitários, semi-aquáticos. Possuem coloração de fundo cinza, com manchas escuras elípticas no dorso, unidas por uma faixa branca acima dos olhos. Suas orelhas são escuras e arredondadas. A cauda não é preênsil, diferentemente dos demais didelfídeos. Pelos escuros na base e claros nas pontas. Vibrissas numerosas e bem desenvolvidas. O tamanho corporal varia de 260 a 350 mm e a cauda de 250 a 400 mm. Pesam de 500 à 790g. Sua dieta inclui pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, insetos e frutos. É o didelfídeo mais adaptado a água. Possuem membrana interdigital nas patas traseiras e pelagem densa para impermeabilidade.

Município


Guaíra