Guaíra celebra Consciência Negra com homenagens e espetáculo musical

Cultura - Terça-feira, 11 de Novembro de 2025


Guaíra celebra Consciência Negra com homenagens e espetáculo musical

Guaíra celebra Consciência Negra com homenagens e espetáculo musical

 

A palestra da professora e ativista Débora Teixeira sobre a luta antirracista foi remanejada para ocorrer antes do “Negro Spirituals” da Cia de Coral Enrico Nery

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, Guaíra promove uma noite de reflexão, reconhecimento e arte no dia 19 de novembro, no Salão do Grêmio Colorado. A programação integra um evento solene e um espetáculo musical, reforçando o compromisso com a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.

A iniciativa começa às 19h, com um encontro promovido pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial (CMIR), prefeitura e Câmara Municipal, que seria na Câmara Municipal e, por afinidade de tema, foi remanejado para ocorrer no Salão do Grêmio Colorado antes do “Negro Spirituals”, tendo como ponto central a palestra da professora e ativista Débora Teixeira, do Conselho de Igualdade Racial de Barretos, que irá impulsionar o debate sobre a luta antirracista.

O evento também prestará uma homenagem cívica, entregando a Certificação de Honra ao Mérito a cinco personalidades negras locais, reconhecendo publicamente suas contribuições para o desenvolvimento social e cultural do município. “Convidamos a população para este importante momento de celebração da diversidade”, afirma Cida Ferreira, diretora da Assistência.

Logo em seguida, às 20h, a cultura ganha o palco com o espetáculo “Negro Spirituals”. Uma realização do Departamento de Cultura, o concerto promove uma viagem no tempo, resgatando os cantos ancestrais nascidos nos campos de algodão dos EUA. Mais que música, esses spirituals eram orações, códigos de liberdade e gritos de alma, fundindo fé cristã com raízes africanas.

A Cia Vocal Enrico Nery comanda esta jornada emocional, que celebra a força e a resiliência de um povo. A entrada é solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Juntas, as atividades oferecem à população uma profunda imersão na data, unindo educação, reconhecimento e arte para celebrar a consciência negra e reforçar a luta por um futuro sem racismo.

 

Município


Guaíra