GCM escolta órgãos que salvarão vidas
Assuntos Jurídicos - Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026

GCM escolta órgãos que salvarão vidas
Em mais uma operação de alta complexidade do SUS, a Guarda Civil Municipal de Guaíra teve um papel logístico fundamental. Coube aos agentes Fonseca e Adriano a missão crítica de escoltar a equipe do Instituto do Coração (InCor) de São Paulo até o aeroporto de Barretos. Lá, na pista, um avião da Força Aérea Brasileira aguardava para o transporte urgente de um coração e um rim captados, garantindo que os órgãos chegassem ao destino no tempo exíguo necessário para os transplantes.
A operação, liderada na Santa Casa de Guaíra pelo intensivista Dr. Gabriel Zamperlini, resultou na captação de quatro órgãos: o coração e um rim foram para o InCor; um fígado para o Hospital de Amor de Barretos; e outro rim para o HC de Ribeirão Preto. Esta foi a segunda vez que o hospital guairense integrou esta rede, demonstrando sua crescente capacidade técnica.
Por trás do sucesso da logística, que incluiu a precisa escolta da GCM, e da expertise médica, está o gesto de generosidade da família do doador, que transformou um momento de profunda dor em um legado de vida para pacientes à espera de um transplante.
