Guaíra reforça combate a insetos com nebulização em escolas municipais, estaduais e na APAE

Saúde - Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026


Guaíra reforça combate a insetos com nebulização em escolas municipais, estaduais e na APAE

Guaíra reforça combate a insetos com nebulização em escolas municipais, estaduais e na APAE

Com a proximidade do início do ano letivo de 2026, a Prefeitura de Guaíra, através das equipes de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde (Diretoria Municipal de Saúde), está finalizando uma importante operação de nebulização em massa. A ação visa garantir que o retorno às aulas ocorra em um ambiente saudável e seguro para alunos e profissionais.
Diferente de anos anteriores, o cronograma atual foi ampliado para garantir uma cobertura completa da comunidade escolar. Receberam a nebulização: Todas as creches (CEIs), pré-escolas (CEMEIs) e unidades de ensino fundamental (EMEFs); escolas do governo do estado situadas no município; e instituições Parceiras, como a sede da APAE Guaíra.
O principal objetivo da nebulização com inseticida é o controle de pernilongos alados. A medida é fundamental para reduzir o desconforto e reações alérgicas, além de atuar diretamente na prevenção de doenças graves transmitidas por insetos, como Dengue, Zika e Chikungunya.
“Nosso trabalho é garantir que as unidades de ensino estejam prontas para receber crianças e adolescentes com o máximo de cuidado. Ao incluir as redes municipal, estadual e a APAE, estamos protegendo praticamente 100% da nossa população estudantil contra a proliferação desses vetores”, afirma a chefe do Controle de Vetores, Aparecida Silvério. 
A aplicação é realizada por agentes treinados, utilizando inseticidas aprovados pelos órgãos de saúde e em dosagens seguras para ambientes frequentados por crianças. 
“A iniciativa proporciona mais tranquilidade aos pais e educadores, sabendo que os espaços de convivência foram preparados para minimizar riscos à saúde. A Prefeitura de Guaíra reforça que, além da nebulização nos prédios públicos, é essencial que a população mantenha a vigilância em suas residências, eliminando possíveis criadouros de mosquitos”, declara o diretor de Saúde, Cervantes Garcia.

Município


Guaíra