Defesa Civil Municipal monitora pontos de evacuação de hidrelétrica

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 25 de Maio de 2023


Defesa Civil Municipal monitora pontos de evacuação de hidrelétrica

 

Membros da Defesa Civil do Município, comandante da GCM, Izaias e guarda Braga, além do Chefe de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria, realizaram uma visita na última terça-feira, dia 23, aos pontos de encontro previstos no Plano de Ação de Emergências para a retirada de pessoal de locais de risco e de difícil acesso em caso de um sinistro de rompimento das represas hidrelétricas do Rio Grande.

A visita teve enfoque na Hidrelétrica de Porto Colômbia, a qual está situada na divisa dos municípios de Guaíra, do lado paulista, e Planura em Minas Gerais, a represa aos fundos do bairro rural do Guaritá.

O objetivo da visita foi avaliar as condições geográficas dos locais e detectar possíveis dificuldades de acesso em caso de rompimento da barragem.

Esta ação é parte dos procedimentos para a elaboração do PLANCON (Plano de Contingência) do município, que tem como intento futuro a sinalização dos pontos de encontro para evacuação de pessoas e animais.

O próximo passo será a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração do plano, que contará com a capacitação online dos integrantes da Guarda Municipal,  da Vigilância em Saúde entre outros que compõem a Defesa Civil.

Essa medida é de extrema importância para a prevenção e segurança da população que reside em áreas próximas às represas hidrelétricas. A Defesa Civil do Município pede que a população também esteja sempre atenta aos alertas e informações sobre possíveis riscos e medidas de segurança.

Município


Guaíra