Guaíra surpreendeu e conquistou a oitava colocação na classificação final dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), em Barretos, nesta competição esportiva que reúne participantes com idade acima de 60 anos de vários municípios da região.
O fato chamou a atenção por ter ficado à frente de 50 municípios, inclusive de Araraquara, cidade com 240 mil habitantes e cinco vezes maior do que Guaíra. Além disso, a cidade competiu em pé de igualdade com outras maiores e com tradição em competições esportivas, como Jaboticabal, Barretos, Ribeirão Preto, Taquaritinga e Franca.
Um dos destaques foi o desempenho dos atletas guairenses da natação e atletismo, que conseguiram boas colocações e ajudaram a somar pontos para a equipe. Outros destaques foram malha, arremesso de peso, Buraco e também tênis de mesa e xadrez, duas modalidades que não tinham tradição em Guaíra, mas que conquistaram bons resultados.
Os Jogos da Melhor Idade têm como objetivo estimular a prática de atividades físicas e o convívio social entre os idosos. Além dos esportes já mencionados, a competição contou também com disputas de dança, bocha, malha, truco, vôlei adaptado, entre outros.
“Com a oitava colocação, Guaíra mostrou que a prática esportiva não tem idade. Parabéns aos atletas e organizadores pela participação nos Jogos da Melhor Idade e pelo reconhecimento do trabalho feito em prol do esporte e da saúde dos idosos”, ressalta a professora de Educação Física dos idosos, Vilsa Alves de Lima.
A primeira-dama Marta Barbar celebrou o resultado dos JOMI. “Nossa melhor idade surpreendeu e está de parabéns. Não só as modalidades esportivas, mas também na dança e coreografia, eles surpreenderam, elevando o nome de nossa Guaíra. Parabéns a todos”, comemora a presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Guaíra