Após enfrentar transtornos causados por vândalos e ladrões, que danificaram fiação e furtaram o relógio marcador de energia, a Prefeitura de Guaíra instalou ontem, dia 19 de junho, o totem de monitoramento na praça da Vila Aparecida. O equipamento, muito esperado pela população do entorno, tem como objetivo coibir o consumo e tráfico de entorpecentes. O ponto é conhecido ponto de consumo e tráfico de entorpecentes.
O totem possui capacidade para monitorar a praça durante 24 horas por dia, permitindo que a Guarda Civil Municipal possa acionar a polícia rapidamente em caso de crimes ou infrações cometidas no local. As imagens capturadas pelo equipamento chegam diretamente ao CCO - Centro de Controle Operacional -, podendo ser utilizadas como prova em investigações ou processos, de acordo com a necessidade da Polícia e Justiça.
O totem possui uma câmera com alcance de 360° e cinco câmeras unidirecionais, todas de altíssima definição, o que possibilita a identificação precisa de detalhes de pessoas ou placas de veículos.
O equipamento conta ainda com um botão de emergência, que permite ao cidadão acionar diretamente os guardas municipais do CCO em situações de perigo.
Vale destacar que a privacidade das pessoas que frequentam a praça é garantida, sendo as imagens armazenadas e utilizadas somente para coibir ou esclarecer delitos. Com a instalação do totem, a Prefeitura espera evitar danos como furtos de fiações e outros equipamentos, que antes são comuns na praça da Vila de Nossa Senhora Aparecida.
Guaíra