.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Página
O Município de Guaíra, pertence a Região Turística Águas Sertaneja no qual fazem parte as Cidades de Barretos, Bebedouro, Colina, Colombia, Guaraci, Olimpia, Pirangi, Tabapuã, Taiaçu, Viradouro e Vista Alegre do Alto.
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS
POPULAÇÃO: 43.000 Habitantes
ÁREA: 1.258.476 Km²
Topografia: Plana
HIDROGRAFIA: Rio Grande, Rio Pardo, Rio Sapucaí, Ribeirão do Rosário, Ribeirão Santa Quitéria, Ribeirão da Onça, Ribeirão do Jacaré e Ribeirão do Jardim.
BIOMA:Cerrado
TEMPERATURA: - Máxima: 40 graus, mínima: 6 graus, média: 25 graus.
RODOVIAS: SP-345 e SP-425
Extensão malha viária – 740 km
Extensão malha viária– vicinais pavimentadas – 44 km
ECONOMIA BÁSICA DO MUNÍCIPIO:Agricultura, Pecuária e Agroindústria.
O Parque Maracá é um complexo que conta com diversas áreas de esporte e lazer, como um campo de futebol, pista de skate, academias ao ar livre, pista de caminhada e ciclovia, pesca e caminhadas, quadras de areia onde são realizados os mais importantes torneios de vôlei de praia do interior paulista que atraem turistas para a região.
Espaço onde ocorre os maiores eventos artísticos culturais da cidade. Seu interior conta com um teatro com capacidade para até 400 pessoas, podendo ser utilizado também como uma sala de Cinema ou para a realização de grandes palestras, por se tratar de um ambiente amplo e possuir iluminação adequada. O local conta também com uma biblioteca que possui mais de 5.000 obras diferentes em seu acervo. Em seu exterior acontece anualmente o ECAL – Encontro Cultural de Arte Livre.
A Praça São Sebastião é o marco fundamental de Guaíra, de onde a cidade surgiu ladeando a Igreja Matriz de São Sebastião.
A praça acompanha o tempo no projeto e possui um jardim japonês em homenagem aos imigrantes nipônicos, cujo lago ornamental é atração principal, com peixes ornamentais e uma réplica do Monte Fuji.
Inicialmente era um poço artesiano usado unicamente para o abastecimento da cidade, com a construção da ETA – Estação de Tratamento de Água – em 1970, os munícipes buscavam água do poço atribuindo à água do manancial propriedades medicinais. Posteriormente, foi elaborado um novo projeto para implementar banhos medicinais e abrir o local para os turistas, com uma programação específica e acompanhamento de especialistas. A prefeitura implantou bombas e duchas adequadas para promover os banhos, saunas e tratamentos de pele cuja propriedade da água proporciona grande melhoria.
Fundado a partir de 1996 por iniciativa de famílias tradicionais do município, o Museu Municipal passou a reunir importantes objetos como móveis, vestimentas, utensílios, quadros e fotografias e até mesmo documentos que retratam a histórica econômica, política, social e cultural de Guaíra. Algumas cenas do cotidiano também são retratadas a fim de demonstrar aos visitantes como era o dia a dia das primeiras pessoas a povoarem o município.
Localizado na Rua 10, nº 80, o zoológico municipal é aberto à visitação pública e serve também como um berçário para as árvores nativas, dotado de um centro de educação ambiental para crianças. É referência quando se trata de acolhimento de animais silvestres vítimas de maus tratos.
A Reserva Ecológica Euripa Geloni, também conhecida como “Mata do Thais” é uma reserva natural (Área de Preservação Permanente) localizada entre os bairros Residencial Tais e Residencial Ligia no qual a Prefeitura de Guaíra realizou um projeto empenhado para a transformação da reserva em um parque ecológico com o propósito de oferecer orientação, entretenimento e lazer, principalmente para os moradores do setor noroeste da idade. Dentre as melhorias feitas no local está a pavimentação de passeio público, a implantação de academias “ao ar livre”, paisagismo, fixação de alambrados cercando a reserva, concepção de trilhas para caminhada no interior da mata, e outros equipamentos públicos que visam a preservação e uso sustentável do horto, que passa ser denominado Reserva Ecológica “Euripa Rodrigues da Silva Geloni”, nome de uma das primeiras moradoras do Bairro Residencial Thaís, que era conhecida como Dona Rosa.
A Capela do Pindoba prega a história popular desde o século XIX, antes mesmo de Guaíra ser uma cidade, que Pindoba era um escravo em uma fazenda na região de Morro Agudo. Foi condenado ao exílio em Minas Gerais, porém no trajeto que passava pelo município de Guaíra, os capangas do fazendeiro resolveram maltratar o escravo, o enterrando vivo, somente com a cabeça de fora, onde ficou até a morte. Isso teria ocorrido na altura da fazenda que chamava Santiago, no entanto em homenagem ao escravo mártir, passou a se chamar Fazenda Pindoba, onde hoje há uma capela, destino de peregrinação de romeiros que atribuem ao escravo o título de milagreiro.
Comunidade religiosa na zona rural de Guaíra, no formato de parque temático com vários ambientes representando a vida de Jesus Cristo. O Betânia lar tem o propósito de retiro religioso, com celebrações da Igreja Católica que ocorrem na localidade, onde possui capela e diversos jardins. Um local onde ficam também as freiras e religiosos que recebem vários visitantes a procura de paz.
Com a economia voltada para a agricultura e pecuária, sendo um dos maiores municípios do estado de São Paulo em extensão territorial, Guaíra é privilegiada por possuir em seus limites três grandes rios: Pardo, Sapucaí e Grande. Com detalhe do encontro dos rios Sapucaí/Grande e Pardo/Grande fazer parte da sua geografia.
Comemorado no dia 18 de maio, o aniversário de Guaíra é marcado por um evento gratuito para toda a população com celebrações cívicas, desfiles, ações artísticas e shows musicais que compõe a principal atração.
Um evento que recebe mais de 10 mil pessoas por noite, que atrai turistas de toda a região devido as atrações apresentadas. É dotado de uma excelente estrutura fechada com avenida coberta, segurança, praça de alimentação e monitoramento por câmeras.
Realizado em julho, o evento reúne dezenas de atrações culturais que vão desde o artesanato até pintura em tela, e apresentações teatrais, onde participam artistas locais e de todos os cantos do país.
Festa tradicional pela sua história, sendo um dos maiores eventos da cidade por atrair turistas e visitantes de várias outras cidades da região. Conta com uma estrutura impecável, total segurança e conforto para todos os que desejam participar. Envolvidos pela grandiosidade da festa, outros pequenos eventos do seguimento acontecem durante o ano.
Evento tradicional no Município que tem o formato de uma competição que começa com a etapa municipal, quando os jogadores locais disputam para ser classificados para a fase estadual, que no ano de 2014 abriu o Circuito Paulista de Vôlei de Areia, novidade que deu mais evidência ao esporte do município favorecendo a cidade à conquista de um dos 3 polos da Confederação Brasileira de Vôlei de Praia. Alcançando o status de torneio federado, o Guaíra Open entrou para a agenda da confederação. A expectativa é que participem do Evento alguns dos melhores jogadores do Brasil.
Undokai é uma palavra composta: "undô" significa esporte e movimento, e "kai" é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar. Familiar porque no evento participam desde as crianças que já sabem andar, até os mais idosos. O evento vem sendo realizado a alguns anos pelo clube Nipoguairense, e atrai dezenas de turistas de outras regiões.
Google Maps/Guaíra
Documentos
Documentos da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
.
.
.
.