secretaria@guaira.sp.gov.br
Notí­cias

Prefeitura endurece Fiscalização no enfrentamento e combate ao COVI-19

Publicado quinta-feira, 21 de maio de 2020

O Prefeito José Eduardo em reunião com o Secretário de Saúde Jorge Uatanabe do Prado, o Interventor da Santa Casa Marcio bento e a administradora da entidade Nayara Della Valentina e os médicos Dr. Rafael Zeme. Dr. Ricardo Cid Pradi , a Dra. Juliana Maria L. R. Ferreira ,  Capitão Marlon de Assis Magro da Polícia Militar e os membros do   Grupo Técnico de Trabalho para o Monitoramento, Prevenção e Combate do Coronavírus novas medidas no enfrentamento e combate ao COVID-19 em Guaíra.

Entre as ações  de destaque, foi definido,  a participação efetiva da Policia Militar e da Guarda Civil Municipal na Fiscalização  de possíveis eventos em casa de festas, atividades esportivas com aglomerações, como também a fiscalização ao   estabelecimentos comerciais que devem  cumprir  as normas com clientes e colaboradores com uso de  máscaras, álcool em gel para assepsia das mãos em lugares de acesso e bares e restaurante com atividades delivery.

Outra medida será a vigilância, com visitas as residências de pessoas que estão positivados e com atestado médico para isolamento  domiciliar e não estão fazendo a quarenta. Caso não estiverem em isolamento serão levados coercitivamente visando a se fazer cumprir as obrigações em saúde pública.  O  descumprimento da recomendação de isolamento social feita pelo médico de acordo com o  art. 3º da Lei nº 13.979, de 2020,  poderá acarretar a responsabilização civil, administrativa e penal aos  infratores ( portaria interministerial nº 5)

O departamento de Postura e Fiscalização já iniciou a interdições  das Casas de Festas e hoje cada imóvel destinado a festa recebeu  placas / cartaz de interdição, reforçando notificação anterior de que devem permanecerem fechadas devido ao novo Coronavírus.

A população deve ajudar na fiscalização e pode fazer denuncias pelo telefone da Guarda Municipal 3331-2273 e na política militar 190.

“Queremos e vamos reforçar nossa fiscalização e endurecer, pois existe uma necessidade premente de se zelar pela saúde pública como um todo, levando em consideração a incidência da doença, a exigências de regras de funcionamento e a movimentação das pessoas e do direito de ir e vir de cada um, mas respeitando o distanciamento de 1,5 metros, uso de máscaras e meios de higienização”, disse o  Prefeito José Eduardo Coscrato Lélis.

É importante que a população ajude o Poder Púbico para  fazer o enfrentamento a Covid-19.  Tem que ter a responsabilidade de todos, não apenas dos gestores públicos.

Ações de enfrentamento e combate do COVID-19 em Guaíra

Desde o inicio da pandemia do COVID-19 , a administração formou Grupo Técnico de Trabalho para o Monitoramento, Prevenção e Combate do Coronavírus.

Santa Casa  está com uma área restrita com 10 leitos  para atendimento aos pacientes que precisem de internação do COVID-19  e o quadro de funcionários da saúde do hospital tem EPIs completo para se proteger. Guaíra hoje tem 4 respiradores e mais 3 respiradores para ser usado em caso de transferência de paciente a  Barretos – cidade referencia  à Guaíra

Aquisição de Testes rápidos para testar público alvo

Monitoração pessoas com síndrome gripal que procuram a rede de saúde e suspeitos

Máscaras que  estão sendo  confeccionadas em parceria com a Assistência  social e  Diretoria de Desenvolvimento Econômico, na contratação de costureiras que produzem em casa  e  que serão distribuídas a população e oferecer renda as costureiras

Higienização e desinfecção nos prédios da saúde e locais de aglomerações

Foram entregues  633 cestas básicas as famílias de vunerabilidade em que tem filhos matriculados na rede municipal de ensino. ´

Campanha Guaíra Solidária –  com a participação de clubes de serviços e iniciativa privada  para – arrecadação de cestas básicas  com lista única ás famílias em vunerabilidade  em torno 500 cestas .

Transporte para os profissionais  da Saúde que moram em Guaíra e  trabalham em Barretos.

EPIs com máscara e frasco individual de álcool 70 a todos os 250 varredores de rua que atualmente participam do projeto Trabalho Cidadão.

Aquisição de um tomógrafo computadorizado para atender vitima de covid- 19 e toda a população em geral

Ampliação do horário de atendimento do  PSF José Adalberto Lelis que atenderá até ás 19h  sendo uma das maiores regiões de moradores.

Divulgação diária de Boletins informativos do COVID-19 , sempre ás 17 horas, nos órgãos oficiais da prefeitura – Site  www.guaira.sp.gov.br e no facebook- Prefeitura do Município de Guaíra.