secretaria@guaira.sp.gov.br
Notí­cias

Prefeitura realiza o Dia Municipal da Folia de Reis

Publicado terça-feira, 14 de janeiro de 2020

A Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Cultura, realizou neste domingo, dia 12, o Dia Municipal de Folia de Reis. A festividade é fruto da indicação do vereador Rafael Talarico ao prefeito José Eduardo Coscrato Lelis. O projeto instituiu o segundo domingo de janeiro, como o Dia Municipal da Folia de Reis.

O dia consagrado aos Reis Magos, santos homenageados pelas Folias Reis, é o dia 6 de janeiro, neste sentido estabeleceu o dia municipal no segundo domingo, para evitar confrontos de agendas com dos foliões, que pela tradição no dia 6 de janeiro encerram a peregrinação tocando para o presépio do “dono da promessa”, geralmente com festas em que são servidas as prenda arrecadadas durante a romaria dos foliões, que começa na véspera de Natal.

Em Guaíra com a instituição do Dia Municipal da Folia de Reis, o Departamento de Cultura e o Fundo Social de Solidariedade promoveram a apresentação de Companhias de Reis na manhã de domingo, dia 12 de janeiro, na Feira Livre “Tomozilo Miada” (Avenida José Flores). Um presépio de grandes dimensões foi montado para receber os louvores cantados dos foliões.

“Ficamos satisfeitos com mais uma edição do Dia Municipal da Folia de Reis. Estamos fomentando a cultura popular, para que esta manifestação se mantenha. Por isso que a escolha foi a feira livre da Avenida José Flores, um local que também faz parte do patrimônio imaterial do povo guairense”, reforçou o Chefe do Departamento de Cultura, Sidnei Ferreira dos Santos.