secretaria@guaira.sp.gov.br
Notí­cias

Programa Educação Fiscal nas Escolas completa 10 anos

Publicado quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O programa “Educação Fiscal nas Escolas”, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Posturas, chega ao seu 10º ano em 2020, com palestras sobre cidadania com ênfase na importância dos tributos, preservação do patrimônio público e ações para uma cidade mais bela, limpa e organizada.

O fiscal tributário e chefe do Departamento de Posturas Edivaldo Faria ministra as palestras e leva aos estudantes os conhecimentos de tributos como ICMS, IPTU e ISS, bem como noções básicas do Código de Posturas a alunos do 4º ano das escolas municipais, numa parceria entre o Fisco Municipal e a Diretoria de Educação.

Edivaldo relembra que as primeiras aulas aconteceram em 2006, mas o programa foi interrompido de 2012 a 2016 retornando em 2017, já no atual governo. “No início as palestras eram para todos os alunos do fundamental, porém atualmente somente os alunos dos 4º anos participam por estarem em idade mais propicia a aprenderem sobre os temas abordados. Em 2019 também foi ministrada palestra a alunos da Etec, durante a “Semana da Administração””, comentou Edivaldo Faria.

Além das palestras sobre tributos e posturas, os alunos assistem a vídeos e recebem cartilhas relecionadas ao ensino que recebem. Em 2019 o Programa guairense participou do Prêmio Nacional de Educação Fiscal promovido pela FEBRAFITE – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais.

Em 2020 o programa retorna nas escolas “Vera Vitali”, “Padre Mario Lano”,  “Francisco Gomes de Souza” e a primeira aula será na “Vicencina Ap. V. Morsoleto”, dia 18 de fevereiro, às 10h00. “É o governo municipal preocupado com a formação para cidadania de nossas crianças” afirmou Edivaldo Faria.