Skip to content
E-mail
secretaria@guaira.sp.gov.br
Ouvidoria
0800 941-1000
Horário de Funcionamento
Seg - Sex 10:00 - 16:00
Notí­cias

PSFs iniciam vacinação contra HPV e Meningite C

Publicado quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

vacina-hpv

Postos de Saúde da Famí­lia de Guaí­ra iniciaram, nesta semana, a vacinação contra o HPV e Meningite de meninos entre 12 e 13 anos. Todos os PSFs estão aplicando a dose mo horário de atendimento.

A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluí­dos os meninos com 9 anos até 13 anos.  Além disso, também receberão as doses as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos.

í‰ muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis paí­ses (Estados Unidos, Austrália, íustria, Israel, Porto Rico e Panamá).

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do iní­cio da vida sexual e, portanto, antes do contato com o ví­rus.
Vacinação contra Meningite C

Também entra em vigor agora a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponí­vel a crianças de 9 a 13 anos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais freqí¼ente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

 

locais-vacinacao