.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião no Estado de São Paulo” ocorre no período de 22 a 26 de agosto
Esta semana a Divisão de Zoonoses do Estado de São Paulo está empenhando esforços nos Setores de Saúde e Assistência pela intensificação das ações e atividades de prevenção dos acidentes com escorpiões e seu atendimento oportuno (principalmente de crianças).
Na terça-feira, dia 23, os setores públicos envolvidos, em Guaíra, participarão de uma Roda de Conversa com tema Escorpião/Escorpionismo. Se o cidadão interessar, pode acompanhar, ao vivo das 14 às 17h, a transmissão pelo Zoom e YouTube, com especialistas de várias áreas sobre o tema de enfrentamento aos escorpiões no ambiente urbano:
Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, também, pode acessar o PodCast: https://soundcloud.com/governosp/podcastdogovernosp-acidentes-com-escorpioes
Ou baixar o aplicativo com todas orientações de como evitar os acidentes com aracnídeos:
https://lirte.pesquisa.ufabc.edu.br/diversaoseria/quizle/
A semana preconiza a mobilização dos serviços e profissionais de saúde para fortalecimento das práticas e ações de prevenção de acidentes e atendimento adequado, especialmente, quando envolvem crianças.
As ações a serem desenvolvidas serão integradas, contínuas, permanentes e direcionadas a todas as áreas que trabalham diretamente, ou que tenham interface com a ocorrência do escorpionismo ou o manejo ambiental e controle do escorpião. Como é o caso da Vigilância em Saúde, Setor de Zoonoses, Atenção Básica, emergências assistenciais, pontos estratégicos de soros antivenenos (PESA), referências terciárias, assistência farmacêutica, setor de meio ambiente, entre outros.
Os profissionais devem se concentrar na prevenção da ocorrência de escorpiões nos espaços públicos e nas casas (parte interna e quintais), bem como orientar os responsáveis pelas crianças sobre as situações e sintomas que sugerem o acidente e sensibilizá-los de que, uma vez picada, a criança deve ser levada, imediatamente ao atendimento médico.
A equipe local fará a otimização das atividades das equipes de saúde, para que sejam organizadas atividades de manejo ambiental integrado nos domicílios, ou seja, junto às visitas de rotina referente ao manejo ambiental para a prevenção de outras doenças.
.
.
.
.