.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A equipe irá até as Unidades de Saúde da Família (USF) para oferecer suporte técnico aos profissionais, para que o cuidado em saúde mental seja cada vez mais acessível à população guairense
Neste mês de Setembro, a equipe e usuários do Centro de Atenção Psicossocial I ‘Marcos Ferreira’ realizarão ações de Promoção a Saúde Mental e Prevenção do Suicídio nas praças da cidade, sendo datas e locais divulgados em breve. Além disso, será dado um suporte técnico aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), para que o cuidado em saúde mental seja cada vez mais acessível à população guairense.
“Partindo do pressuposto que o atendimento em saúde mental deve ser prestado por toda Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o CAPS I retomará o matriciamento na Atenção Básica no mês de setembro de 2022, com o objetivo de garantir apoio especializado para que a Atenção Básica consiga cuidar das questões de saúde mental de pacientes com nível de gravidade leve no seu território”, informa a chefe Depto. Atenção Psicossocial e Programa de Saúde Mental, Patrícia Fernanda Dimas.
Segundo a profissional, diante do crescimento significativo nas demandas relacionadas à saúde mental no ano de 2022, provavelmente devido ao afastamento das pessoas do convívio social imposto pela Pandemia COVID-19, a atual Administração tem investido na contratação de recursos humanos e retorno progressivo das atividades desenvolvidas pelo CAPS I, que em 2021 estavam reduzidas, segundo as restrições impostas pela Pandemia COVID-19. “Saúde mental é definida como bem-estar biopsicossocial e nos leva a refletir acerca da necessidade de trazer para o rol de discussões a importância dos diversos recursos do território, tais como: cultura, lazer, esportes e educação, pois a saúde mental vai além do atendimento psicológico e psiquiátrico e perpassa por toda essa interdisciplinaridade e recursos do território”, completa.
O CAPS I “Marcos Ferreira” atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. O horário de funcionamento é das 7 horas às 17 horas, exceto às terças-feiras, pois o horário é estendido das 18h30 às 20h30 devido ao grupo de Tabagismo. Vale ressaltar que de segunda à quinta-feira, o espaço físico do Ponto de Acolhimento AD é utilizado das 20h às 22h para as reuniões do grupo dos Narcóticos Anônimos (NA).
SETEMBRO AMARELO
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha antiestigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”
PROGRAMAÇÃO EM GUAÍRA
As ações de promoção em Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio serão realizadas semanalmente nos pontos da cidade (sujeito a alterações):
02/09 - Lagoa Maracá (Bilhetaço) e Divulgação do Início da Campanha;
09/09 - Zoológico Municipal de Guaíra: Alongamentos e Promoção de Atividades Físicas. Distribuição de Panfletos sobre a Campanha;
16/09 - CineCaps: exibição de filme para usuários do CAPS e roda de conversa;
23/09 – Aula de dança na Casa de Cultura;
30/09 - Finalização da Campanha: Prática de Meditação na Praça Central.
Todas as atividades serão desenvolvidas através das Oficinas da Terapia Ocupacional, onde o principal é ampliar a participação dos espaços públicos, promovendo a autonomia, independência e exercício da cidadania.
.
.
.
.