.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O evento terá como tema central "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial"
Guaíra promove 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Guaíra dá mais um passo para a promoção da igualdade racial com a realização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá no dia 15 de maio, nas dependências do "Centro de Lazer José Pugliesi", das 7h30 às 13h30. O evento terá como tema central "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial".
Terá como objetivo promover o respeito à proteção e a concretização de todos os direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais; avaliar os avanços e desafios e as perspectivas das políticas de Promoção da Igualdade Racial no âmbito municipal, estadual e nacional; combater o racismo estrutural; debater e propor ações concretas para avançar na reparação e justiça racial; revisar as leis existentes com ampla participação social e ampliar os direitos da população negra, indígena e comunidades tradicionais; avançar na equidade e fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e as políticas públicas voltadas para a população negra, indígena, quilombola e outros grupos marginalizados.
Organizada pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial - CMIR, em parceria com o Poder Executivo, Legislativo e lideranças da sociedade civil, a conferência debaterá três eixos principais: 1º Democracia, 2º Justiça Racial e 3º Eixo: Reparação.
O evento tem como proposta levar as políticas públicas para estados e municípios, registrar e executar as deliberações da última Conferência Nacional e dar prioridade à participação das mulheres negras.
Os debates serão organizados em três temas principais: participação política, combate às desigualdades raciais e políticas de reparação histórica; estratégias de fortalecimento da pauta negra no Legislativo; desafios da população negra nos espaços do poder público; propostas para a efetivação das políticas de saúde da população negra; estratégias para uma política de comunicação antirracista, etc. E as melhores propostas serão enviadas para a 6ª Conferência Estadual e Nacional.
Entre os temas em discussão estão: a equidade racial na saúde, educação, emprego, cultura, segurança pública e justiça ambiental, com atenção especial à proteção de mulheres negras e pessoas LGBTQIA+ contra violência e discriminação.
"Este é um marco para Guaíra. Estamos criando um espaço para avaliar avanços, enfrentar desigualdades persistentes e garantir que a justiça racial seja uma prioridade nas políticas públicas", afirma o prefeito Junão.
Os delegados elegerão propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, influenciando futuras leis. O evento reforça o combate ao racismo estrutural no Brasil e o compromisso de Guaíra com mudanças concretas.
.
.
.
.