.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
De teatro a música, ECAL 2025 encantou Guaíra com arte plural; show de Renato Teixeira foi um dos grandes destaques
Na semana passada, Guaíra se transformou no epicentro da cultura durante a 27ª edição do ECAL (Encontro Cultural de Artes Livres) e a 7ª Feira do Livro, realizadas no Salão Grêmio Colorado.
O evento, promovido pela Prefeitura de Guaíra, Departamento de Cultura e IORM (Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça), ofereceu uma programação gratuita, democrática e repleta de atrações para todos os públicos.
A semana foi marcada por espetáculos musicais, teatro, cinema, artesanato e literatura, destacando a riqueza da produção artística local e nacional. Entre as
Bolsa Famíliaatrações, os shows musicais brilharam: no dia 13/08, a Cia Minaz apresentou "O Basculho de Chaminé", encantando o público com sua mistura de música e teatro. No dia 14/08, foi a vez da Cia Veiga levar ao palco "Chá de Caridade", um espetáculo repleto de humor e canções cativantes.
O cantor Renato Teixeira emocionou a plateia no dia 15/08 com o show "Estrada Eu Sou", celebrando sua trajetória na música brasileira. Já no dia 16/08, a Cia Vocal Enrico Nery transportou o público ao fascinante mundo do "Antigo Egito", com um espetáculo repleto de sonoridades impressionantes.
Além da música, o ECAL contou com cinema gratuito no Cine Energia, exibindo sucessos como Jurassic World e Quarteto Fantástico, e peças infantis como "O Casamento da Dona Baratinha". A Feira do Livro também teve seu momento especial, com o lançamento de "Urutau e a Garça", obra da escritora guairense Angélica Garcia.
AGRADECIMENTOS:
"O 27º ECAL e a 7ª Feira de Livros de Guaíra foram mais do que propriamente eventos: foram encontros de talentos e histórias que se entrelaçaram em torno, eminentemente, da arte e da cultura, resgatando os princípios e objetivos fundamentais do ECAL; movimento criado em 1981 por um grupo de jovens talentosos nas dependências do antigo Grêmio Literário e Recreativo XVIII de Maio.
Manifesto meu profundo agradecimento ao prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior e à primeira-dama Marta Barbar Silva pelo inestimável apoio; aos artistas, escritores, músicos, artesãos, livreiros, apoiadores, funcionários do Departamento da Cultura, ao poder público municipal, ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e, sobretudo, ao público guairense e da região, cuja expressiva presença deu vida e sentido a cada apresentação e a cada página folheada. A todos que sonharam, trabalharam e acreditaram, meu mais profundo reconhecimento. Que a chama da cultura, da arte e da leitura continue iluminando nossa cidade e inspirando novas gerações", agradeceu o chefe do Departamento de Cultura, Marcelo Borba de Freitas.
Veja galerias de Fotos
.
.
.
.