.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Surtos de meningite em São Paulo e Rio motivaram a ampliação do público apto a receber o imunizante, para 11 a 14 anos
A diretoria municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 31 de outubro. O município segue as diretrizes do governo do Estado, que decidiu pela mudança em decorrência do baixo número de crianças e adolescentes vacinados. Dessa maneira, a vacinação continua em Guaíra em todas as Unidades de Saúde da Família.
A Campanha busca atingir crianças e adolescentes menores de 15 anos. A dose do imunizante contra a Poliomielite é destinada a crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, residentes na cidade. Já a Multivacinação é destinada para crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Esta é a segunda vez que a ação é prorrogada, isto porque, no último dia 6 de setembro a vacina já havia sido estendida, justamente, pelo baixo índice de vacinados.
Em Guaíra, até o dia 6 de outubro, o município havia imunizado 1.996 crianças contra a Poliomielite, o que representa 73% do público-alvo da campanha. Porém o número ainda está abaixo da meta de vacinação, que é de 95%. “Temos que aumentar esse número. Por isso, pedimos para que os pais e responsáveis aproveitem que a campanha foi prorrogada para levarem seus filhos. Lembramos que a paralisia infantil (Poliomielite) é uma doença muito letal para nossas crianças, não podemos permitir que nossos pequenos sofram com esse mal”, explicou o chefe do departamento de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria.
Surtos de meningite nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro acenderam o sinal de alerta para a baixa cobertura desse imunizante. Em todo estado de São Paulo, a vacina chegou a apenas 70% do público-alvo.
A dose meningocócica ACWY foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes de 11 e 12 anos em 2020, com a indicação de 1 dose de reforço para essa faixa etária. Porém, agora, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) ampliou a oferta dessa vacina para adolescentes de 13 e 14 anos de idade (de forma temporária até junho de 2023), estando a vacina meningocócica ACWY indicada para adolescentes de 11 a 14 anos. Desde segunda-feira, passada, dia 3, as USFs de Guaíra já fazendo a aplicação e até segunda-feira, dia 10, haviam sido aplicadas apenas 17 das doses. As crianças e adolescentes que ainda não tomaram o imunizante contra a meningocócica podem o fazer procurando USF mais próxima de sua residência.
.
.
.
.