.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Unidade de Controle de Vetores do Município vai intensificar ações de combate e orientação na semana de Mobilização Estadual de Combate as Arboviroses (20 a 25 de março)
De 20 a 25 de março ocorre a Semana de Mobilização Estadual de Combate as Arboviroses. As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Desta feita o Setor de Controle de Vetores do Município vai aderir à mobilização estadual realizando ações coletivas de intensificação da mobilização da comunidade e controle vetorial (trabalho das equipes de Combate a Dengue) e atividades de eliminação de criadouros.
Todos podem e devem participar da mobilização eliminando criadouros de suas casas, locais de trabalhos e imediações em seu bairro. Deve-se levar em conta que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são graves e podem causar sequelas permanentes e morte dos infectados.
Por isso que o Controle de Vetores trabalha com foco na orientação da importância da participação de toda comunidade para mitigar a proliferação do mosquito. Especialmente devido às frequentes chuvas e temperatura alta, o que acelera, e muito, a reprodução do Aedes aegypti.
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas ou usar pratos bem ajustados aos vasos
Recolher e acondicionar em recipientes fechados o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar, ou tratar com sal e água sanitária os ralos.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
Evitar qualquer tipo de recipiente, ou local que possa acumular água
Manter materiais recicláveis em sacos fechados e em locais cobertos
São medidas simples que eliminam os criadouros do Aedes aegypti, vetor que transmite doenças que podem levar à morte.
“O enfrentamento do Aedes aegypti é uma tarefa constante e coletiva”, relata a chefe da Unidade de Controle de Vetores, Aparecida Donizete Silverio de Oliveira.
Importante também ressaltar que todos que tiverem febre e outros dois sintomas da dengue, devem procurar com urgência atendimento médico
Febre alta acima 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
.
.
.
.