Covid apresenta aumento significativo no mês de agosto em Guaíra
Guaíra está enfrentando expressivo aumento nos casos de Covid-19. A Vigilância em Saúde está em alerta devido ao crescimento significativo do número de infectados no mês de agosto. Até o dia 21 deste mês, já foram registrados 19 casos confirmados, um contraste em relação aos 2 casos registrados durante todo o mês de julho. O que representa volumoso aumento de 850% no registro de casos.
É importante ressaltar que este aumento não é uma ocorrência isolada apenas em Guaíra. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 foram registrados em todo o mundo entre os dias 10 de julho e 6 de agosto.
Apesar do aumento no número de casos da nova variante do covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que houve uma queda significativa de 80% no número de óbitos durante o mesmo período.
As autoridades de saúde pública alertam para uma nova variante, a EG.5, que também é conhecida como Éris. O primeiro caso dessa variante foi identificado em São Paulo, em uma mulher de 71 anos, cujos sintomas começaram no dia 30 de julho. Ela recebeu tratamento em um hospital privado e foi liberada no dia seguinte. Vale ressaltar que ela já havia completado o esquema vacinal.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, até o momento, 51 países já registraram casos da nova sub variante EG.5, que faz parte da cepa Ômicron.
RECOMENDAÇÕES
O uso de máscaras continua sendo obrigatório em hospitais e serviços de saúde, abrangendo o atendimento ao paciente, laboratórios, clínicas, consultórios, serviços odontológicos e atendimento de urgência e emergência. Essa medida é aplicada para pessoas com mais de 65 anos de idade, com alguma imunodeficiência, com comorbidades, pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e seus acompanhantes, pacientes que tiveram contato próximo com um caso confirmado durante o período em que a doença é transmitida, profissionais que fazem a triagem de pacientes, profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes em áreas de internação de pacientes como enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, assim como nos corredores dessas áreas.
Em situações em que é recomendado o uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço, é necessário segui-la.
Para qualquer pessoa (profissionais, pacientes, visitantes ou acompanhantes) para quem o uso de máscara não tenha sido mencionado no Decreto Municipal (nº 6.745 de maio deste ano), é possível optar por usar máscara dentro do serviço de saúde, caso seja de sua preferência, levando em consideração os riscos individuais.
É importante reforçar a adoção de medidas eficazes para conter o avanço da Covid-19, como a higienização das mãos, o uso de álcool em gel 70% quando não for possível lavar as mãos, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e evitar locais fechados e com pouca circulação de ar.
Indivíduos com sintomas da Covid-19 devem obrigatoriamente usar máscara facial, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre.
Fonte: Agência Brasil
Guaíra