CAPS lança serviço de medicação assistida domiciliar noturno
A Diretoria Municipal de Saúde e o CAPS I "Marcos Ferreira" de Guaíra está ofertando um novo serviço aos seus pacientes, a medicação assistida domiciliar noturna. O serviço é direcionado a pacientes que não possuem suporte familiar para administrar sua medicação no período noturno, inclusive aos finais de semana e feriados.
A ideia de oferecer o serviço surgiu após uma avaliação minuciosa das necessidades dos usuários do CAPS. A equipe percebeu que, apesar de oferecer medicação assistida, no período matutino e vespertino, muitos pacientes não estavam tomando os remédios corretamente no período noturno. Isso piorava o prognóstico do tratamento e aumentava o risco de internações.
Para executar o serviço, o CAPS conta com uma equipe composta por um motorista e uma técnica de enfermagem. A equipe vai à casa dos pacientes para administrar a medicação de acordo com a prescrição médica.
"O serviço de medicação assistida domiciliar noturno é essencial para garantir o tratamento adequado dos nossos pacientes. Com esse novo serviço, estamos garantindo que os pacientes recebam a medicação na dose certa de acordo com a prescrição médica, diminuindo o risco de suicídio", afirma a enfermeira responsável pelo CAPS, Patrícia Fernanda Dimas.
O CAPS de Guaíra oferece desde 2008 o serviço de medicação assistida de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde. O serviço atende atualmente 120 pacientes.
Além de garantir o tratamento medicamentoso adequado dos pacientes, a visita domiciliar é um importante suporte para o atendimento aos indivíduos em sofrimento psíquico, por meio dela os pacientes se sentem vinculados e protegidos pela equipe, além de ser um momento propício para o profissional de saúde visualizar o contexto social em que o usuário se encontra. Dessa forma, ele pode planejar uma assistência qualificada que atenda às necessidades do indivíduo, promovendo sua reinserção social e o envolvimento da família nesse processo.
Foto : Equipe é constituída da técnica de enfermagem, Claudia Cristina Ferreira e dos motorista Claudivino Aparecido Ferreira da Silva e Marcelo Luiz Jr.
Guaíra