Novo grupo antitabagismo começa hoje no Ponto de Acolhimento AD vinculado ao CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial Marcos Ferreira de Guaíra inicia nesta quarta-feira, 10 de janeiro, um novo grupo antitabagismo.
As reuniões do grupo ocorrem todas as quartas-feiras, às 9h e às 17h30, na sede do Ponto de Acolhimento AD, localizada na Avenida 31, nº 950, no bairro Paranoá.
As atividades do grupo são realizadas em conjunto com um programa abrangente de acompanhamento medicamentoso e psicológico, oferecido pelo CAPS, para todas as pessoas que quiserem parar de fumar.
O objetivo é oferecer apoio psicológico, medicamentoso e fortalecimento social com o suporte do grupo e dos profissionais que atuam nesse trabalho.
Importante ressaltar que, antes de iniciar a participação no grupo, a pessoa deve se inscrever e, após isso, passará por um atendimento individual com profissionais para que seja desenvolvido o projeto terapêutico singular.
O grupo funciona nos moldes da política nacional de saúde mental, ou seja, pautada na redução de danos. Oferecemos suporte para tratar os três pilares da dependência: biológico, psicológico e social. Além disso, os participantes compartilham suas experiências e dificuldades e oferecem apoio mútuo para superar as dificuldades enfrentadas na luta contra o tabagismo.
Para participar do grupo, os interessados devem procurar o ponto de acolhimento AD vinculado ao CAPS Marcos Ferreira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3331-1627.
O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas. Fumar propicia moléstias graves, como câncer, doenças cardíacas e pulmonares.
Estudos científicos comprovam que a terapia em grupo é eficaz no processo de cessação do tabagismo, pois permite que os fumantes compartilhem suas dificuldades e aprendam com as experiências uns dos outros. Além disso, o apoio emocional proporcionado pelo grupo é fundamental para enfrentar os desafios do tratamento e evitar recaídas.
Guaíra