Guaíra busca parceria com Ribeirão Preto para fortalecer a rede de proteção à mulher

Assuntos Jurídicos - Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025


Guaíra busca parceria com Ribeirão Preto para fortalecer a rede de proteção à mulher

Guaíra busca parceria com Ribeirão Preto para fortalecer a rede de proteção à mulher

Uma comitiva oficial de Guaíra realizou na sexta-feira (19) uma visita técnica à Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto para estabelecer uma parceria estratégica, visando ao aprimoramento da aplicação da Lei Maria da Penha no município. A visita foi intermediada pelo vereador Francisco Borges de Sousa Filho, o Chiquinho Sousa. A delegação incluiu ainda o comandante Izaias, os guardas civis Meirelles e Gambirase, acompanhados do vice-prefeito Renan Lelis Lopes.
Durante o encontro, as autoridades discutiram a ampliação e o incremento de ações pelo cumprimento da Lei Maria da Penha em Guaíra.
A GCM de Ribeirão Preto, representada pela GCM Girlei, compartilhou sua expertise operacional e experiência de atuação conjunta com o Poder Judiciário e o Ministério Público. "Firmamos o compromisso de trazer essa experiência para Guaíra por meio de uma exposição técnica para autoridades de nosso município", afirmou o comandante Izaias.
“Esta visita técnica representa um avanço fundamental na proteção das mulheres de nossa cidade, um compromisso que tanto eu como o nosso prefeito Junão assumimos com a comunidade. A busca desta experiência de Ribeirão Preto em operacionalizar a Lei Maria da Penha é mais um passo para fortalecermos nossa rede de enfrentamento à violência doméstica. O vereador Chiquinho Sousa é grande incentivador de ações voltadas à proteção das mulheres em Guaíra, tanto que foi por meio dele que o município conseguiu recurso do Estado, por intermédio da deputada estadual Delegada Graciela, para a compra de uma viatura para a Guarda Civil desenvolver a Patrulha Maria da Penha.”, destacou o vice-prefeito Renan Lelis Lopes.
A iniciativa surge em um momento de avanços significativos na segurança pública de Guaíra. Recentemente, a GCM local tem obtido resultados expressivos no combate à violência doméstica, com destaque para a implantação de totens de monitoramento eletrônico, que se mostraram eficazes na prevenção, detecção e repressão de crimes contra mulheres.
O vereador Chiquinho Sousa avaliou como positiva a reunião na Guarda Civil de Ribeirão Preto. “Desde o meu primeiro mandato, tenho trabalhado para a implantação da Patrulha Maria da Penha em Guaíra e, hoje, graças a esta união de forças, juntamente com o prefeito Junão, o vice Renan, o comandante Izaías e demais guardas civis, estamos dando um passo importante na proteção das mulheres vítimas de violência em nossa cidade”, disse Chiquinho.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) estabelece mecanismos de proteção como medidas protetivas de urgência e cria Juizados Especializados para assegurar a integridade física, psicológica e moral das mulheres em situações de violência doméstica. A parceria entre as cidades pretende fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência na região.

Município


Guaíra