No mês de setembro deste ano foram identificados, em um local de intervenção, em uma das ilhas do Lago do Parque Maracá, ovos de cágado. Como o local passaria por obras de máquinas, os ovos foram cuidadosamente removidos pela Chefe do Departamento de Meio Ambiente Estefane Siqueira e levados ao Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco para os devidos cuidados.
Desde então, os ovos foram monitorados e colocados sob temperatura e umidade adequados para que pudessem se desenvolver.
Após quase quatro meses, os ovos eclodiram e 18 filhotes da espécie Phrynops geoffroanus (Cágado-de-Barbicha) nasceram. Essa espécie é endêmica da América do Sul e está distribuída por todo o Brasil sendo também encontrada na nossa região.
O sucesso deste nascimento se deve à remoção dos ovos, que foi feita de forma cuidadosa e da atenção voltada aos cuidados diários principalmente dos estagiários do zoológico, no período de incubação dos ovos.
Os filhotes foram soltos no mesmo local onde os ovos foram encontrados.
“Nossa intenção é manter a flora e fauna do parque Maracá as mais próximas, possível, de um ambiente natural similar”, ressalta a Estefane.
Guaíra