Filhotes de cágados são reintroduzidos no Lago Maracá

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022


Filhotes de cágados são reintroduzidos no Lago Maracá

No mês de setembro deste ano foram identificados, em um local de intervenção, em uma das ilhas do Lago do Parque Maracá, ovos de cágado. Como o local passaria por obras de máquinas, os ovos foram cuidadosamente removidos pela Chefe do Departamento de Meio Ambiente Estefane Siqueira e levados ao Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco para os devidos cuidados.

Desde então, os ovos foram monitorados e colocados sob temperatura e umidade adequados para que pudessem se desenvolver.

Após quase quatro meses, os ovos eclodiram e 18 filhotes da espécie Phrynops geoffroanus (Cágado-de-Barbicha) nasceram. Essa espécie é endêmica da América do Sul e está distribuída por todo o Brasil sendo também encontrada na nossa região.

O sucesso deste nascimento se deve à remoção dos ovos, que foi feita de forma cuidadosa e da atenção voltada aos cuidados diários principalmente dos estagiários do zoológico, no período de incubação dos ovos.

Os filhotes foram soltos no mesmo local onde os ovos foram encontrados.

“Nossa intenção é manter a flora e fauna do parque Maracá as mais próximas, possível, de um ambiente natural similar”, ressalta a Estefane. 

Município


Guaíra